Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Petróleo em alta com mínimo recorde do dólar face ao euro

O preço do barril de petróleo seguia em alta, pela terceira sessão consecutiva em Londres. A contribuir para a valorização da matéria-prima está o novo mínimo histórico do dólar face à moeda europeia, o que torna mais barato o investimento nesta “commodit

Paulo Moutinho 20 de Novembro de 2007 às 10:20
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...

O preço do barril de petróleo seguia em alta, pela terceira sessão consecutiva em Londres. A contribuir para a valorização da matéria-prima está o novo mínimo histórico do dólar face à moeda europeia, o que torna mais barato o investimento nesta "commodity", logo, aumentando a procura.

Em Londres, o mercado que serve de referência para as importações nacionais, o "brent" [co1] somava 0,7%, pela terceira sessão consecutiva, para 92,93 dólares. O West Texas Intermediate (WTI) [cl1], negociado no mercado norte-americano, ganhava 0,5% e seguia a cotar nos 95,11 dólares.

A contribuir para a nova sessão de ganhos do petróleo está a forte valorização do euro contra a divisa norte-americana. A moeda europeia fixou hoje um novo recorde ao cotar nos 1,4784 dólares, acumulando já um valorização de mais de 11% este ano, face ao dólar.

A queda do dólar, torna as "commodities", incluindo o petróleo, denominadas na moeda norte-americanas, mais barata para os investidores estrangeiros, ou seja, que utilizam outras divisas, nomeadamente o euro. Este facto vem aumentar a procura pela matéria-prima, acabando por impulsionar as cotações.

Um dado importante para a tendência dos preços do petróleo é a divulgação do nível das reservas de crude dos EUA, números que serão dados a conhecer pelo Departamento de Energia norte-americano, durante a tarde de amanhã.

As previsões dos analistas consultados pela Bloomberg aponta para um aumento nos "stocks", pela segunda semana consecutiva. Actualmente, os inventários de petróleo dos EUA estão 1,7% acima da média para a época.

Ver comentários
Mais lidas
Outras Notícias