Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Petróleo supera os 60 dólares em Nova Iorque com tensão entre Irão e EUA

O petróleo superou a barreira dos 60 dólares em Nova Iorque depois do Irão, o segundo maior produtor da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP), ter eleito um presidente que prometeu continuar o programa de energia nuclear do país, o que au

Sara Antunes saraantunes@negocios.pt 27 de Junho de 2005 às 08:23
  • Partilhar artigo
  • ...

O petróleo superou a barreira dos 60 dólares em Nova Iorque depois do Irão, o segundo maior produtor da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP), ter eleito um presidente que prometeu continuar o programa de energia nuclear do país, o que aumenta a tensão com os EUA.

«É um direito do Irão» de desenvolver energia nuclear, afirmou o presidente eleito Mahmoud Ahmadinejad. O responsável, fundador do grupo que assaltou a embaixada dos EUA em 1979 no Irão, rejeitou o diálogo com os responsáveis daquele país, que acusam o Irão de desenvolver armas nucleares.

O West Texas Intermediate (WTI) [cl1], negociado em Nova Ioruqe, subia 0,85% para os 60,35 dólares, renovando o máximo histórico ao negociar nos 60,47 dólares. Foi a primeira vez que o petróleo superou a barreira dos 60 dólares, depois de dois dias a tocar nesse tecto.

O «brent» [co1], transaccionado em Londres, ganhava 0,99% para os 58,94 dólares, depois de ter cotado nos 59,04 dólares, o valor mais elevado de sempre.

Outras Notícias