Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Petróleo valoriza depois da Statoil dizer que vai fechar uma das refinarias

O petróleo subiu em Nova Iorque e em Londres depois da Statoil ASA, maior petrolífera norueguesa, ter dito que ia encerrar uma das refinarias, onde os trabalhadores se preparam para fazer greve segunda-feira à noite, numa medida que vai encerrar a maior p

Ana Filipa Rego arego@negocios.pt 24 de Junho de 2004 às 10:11
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...

O petróleo subiu em Nova Iorque e em Londres depois da Statoil ASA, maior petrolífera norueguesa, ter dito que ia encerrar uma das refinarias, onde os trabalhadores se preparam para fazer greve segunda-feira à noite, numa medida que vai encerrar a maior parte da produção da Noruega.

O preço do contrato futuro de crude com entrega em Agosto próximo subia 0,69% para os 37,83 dólares na New York Mercantile Exchange (Nymex), enquanto o «brent» com entrega no mesmo mês valorizava 0,77% para os 35,30 dólares na International Petroleum Exchange (IPE) em Londres.

Ontem os preços desceram mais de 2% depois das reservas dos Estados Unidos terem subido mais que o previsto.

Este país é o terceiro maior exportador de petróleo do mundo, produzindo normalmente três milhões de barris de petróleo por dia, ou cerca de 3,7% do fornecimento a nível mundial.

Este encerramento vai fazer com que pare quase toda a produção de petróleo e gás da Noruega, disse Per Terje Vold, director da Associação da Indústria do Petróleo do país, citado pela Bloomberg. Para além disso poderá obrigar o governo a enviarem um comunicado, avançam analistas, também citados pela agência noticiosa norte-americana.

Mais lidas
Outras Notícias