Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Portugal no topo das preferências dos estrangeiros à procura de casa de férias

O interesse na compra de casas de férias disparou em Março e Portugal lidera a lista dos destinos mais procurados, especialmente a Costa Verde, no norte do País.

Carla Pedro cpedro@negocios.pt 13 de Abril de 2010 às 18:41
  • Partilhar artigo
  • 1
  • ...
O interesse na compra de casas de férias disparou em Março e Portugal lidera a lista dos destinos mais procurados, especialmente a Costa Verde, no norte do País.

Segundo a Press Association, que cita os dados do “website” Rightmove, que opera na área da venda e arrendamento de imobiliário, a procura de propriedades através da Internet aumentou 60% no mês passado face a Março de 2009.

O maior aumento deu-se no âmbito das propriedades na Costa Verde, em Portugal, cujas pesquisas “online” subiram 106%, de acordo com a mesma fonte. Lisboa e a Costa da Prata são também duas regiões com bastante procura.

Assim, Portugal substitui a Austrália no quarto lugar do “ranking” dos destinos mais populares para se ter uma casa de férias, salienta a Press Association, citando os dados do Righmove.

Entre outros destinos favoritos do Rightmove estão a Turquia, Ucrânia, EUA e Espanha, conforme se pode observar no “website”.

A empresa de intermediação monetária Moneycorp salienta o mesmo tipo de tendência, tendo referido que as pesquisas relacionadas com propriedades aumentaram para Portugal e Chipre e diminuíram para a Autrália.

“As propriedades da Zona Euro estiveram mais atractivas para os compradores em euros, no mês de Março”, comentou à Press Association o responsável do departamento de clientes privados da Moneycorp, David Kerns. Em contrapartida, “a libra esterlina desvalorizou fortemente face ao dólar australiano desde o início do ano, se bem que agora tenhamos assistido a uma paragem nessa tendência de queda”, acrescentou.

Costa da Prata também atrai muitas atenções

Em Outubro do ano passado, a Costa da Prata - que abrange a costa litoral entre Lisboa e o Porto - foi referida como a mais cobiçada por investidores imobiliários estrangeiros e por quem pretendia fixar em Portugal a sua casa de férias.

Se bem que o Algarve seja, historicamente, o local mais popular do país para os investidores e proprietários de uma segunda casa, a Costa da Prata está agora no centro das atenções, afirmou na ocasião Jeff Matthews, da IQ Property Invest, ao “Homesgofast.com”.

Matthews referiu haver inúmeras outras razões para apostar no mercado imobiliário em Portugal, como o facto de ser candidato a acolher o Mundial de Futebol de 2018, de ter uma nova pista de Fórmula 1 no Algarve e de Richard Branson (dono da Virgin) ter investido numa estação espacial e em novos “health clubs” no nosso país.

Recorde-se também que actualmente os investidores e compradores de propriedades em Portugal dispõem de um novo serviço para a zona da Costa da Prata, prestado à medida das necessidades de cada um. Trata-se da possibilidade de criar o “design” da sua própria casa, em conjunto com um arquitecto, e de lhe seleccionarem blocos de terreno com as características que pretende. Segundo a “Homesgofast.com”, este serviço – que está a ser gerido pela IQ Property Invest, está a ter bastante sucesso entre os britânicos.

O “site” da Homesgofast, promotora de imobiliário internacional em 55 países, salientou também o facto de o custo de vida ser barato na Costa da Prata e de os preços das propriedades nessa região representarem uma fracção daquilo que se paga no Algarve. Já para não referir os “impressionantes campos de golfe”.

O CEO da Homesgofast, Nicholas Marr, afirmou recentemente que Portugal é o lugar ideal para os britânicos mais idosos e para as famílias que queiram sair da habitual rota imobiliária escolhida pelos ingleses no estrangeiro.

Ver comentários
Outras Notícias