Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Portugal quer até mil milhões em leilão de obrigações do Tesouro

O IGCP vai voltar ao mercado com um novo leilão de dívida de longo prazo, isto numa altura em que as taxas estão em queda com as medidas anunciadas pelo BCE.

Miguel Baltazar
Paulo Moutinho 18 de Março de 2016 às 16:09
  • Partilhar artigo
  • 1
  • ...

Portugal vai realizar um duplo leilão de obrigações do Tesouro (OT) na próxima quarta-feira, 23 de Março. A operação de financiamento a cinco e 14 anos, que acontece numa altura em que as taxas de juro no mercado secundário estão em queda devido às novas medidas do Banco Central Europeu (BCE). A meta é obter até mil milhões de euros.

A Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública (IGCP) anunciou, em comunicado, que "vai realizar no próximo dia 23 de Março pelas 10:30 dois leilões das OT com maturidade em 15 de Abril de 2021 e 15 de Fevereiro de 2030". Ou seja, será dívida com maturidade a cinco e 14 anos.


O "montante indicativo global é entre 750 milhões e mil milhões" de euros, abaixo dos 1.215 milhões colocados na primeira emissão de OT deste ano, realizada em 9 de Março. Nesta operação, os juros foram os mais elevados desde 2014. Portugal pagou uma taxa de 2,0326% na dívida a cinco anos e um juro de 3,138% a dez anos.


Desde então, contudo, as taxas têm vindo a cair. Os juros da dívida nacional têm acompanhado a tendência dos restantes países do euro, especialmente os da periferia, beneficiando das novas medidas de estímulo anunciadas pelo BCE na reunião de 10 de Março. A taxa a dez anos está em 2,935%.


O BCE baixou a taxa de referência para 0% e a taxa de depósitos para -0,4%. Ao mesmo tempo, aumentou o valor das compras de activos de 60 para 80 mil milhões de euros mensais. E anunciou mais crédito para a banca financiar a economia.


(Notícia actualizada às 16:15 com mais informação sobre a emissão a realizar a 23 de Março)

Ver comentários
Saber mais dívida BCE obrigações Finanças IGCP Cristina Casalinho BCE medidas
Outras Notícias