Notícia
Preço da gasolina cai cinco cêntimos na próxima semana (act.)
Depois da descida de quase seis cêntimos esta semana, na próxima semana deverá assistir-se a uma nova redução do custo, desta feita, de cinco cêntimos. Gasóleo também ficará mais barato, sendo a descida de dois cêntimos.
Paulo Moutinho
26 de Outubro de 2012 às 10:50
- 5
- ...

O preço médio da gasolina voltou a sofrer uma forte desvalorização esta semana, depois da queda expressiva registada já na anterior. Dados da Bloomberg mostram uma redução de mais de 70 dólares por tonelada métrica, passando de 1.028 para 958 dólares. Ou seja, baixou 6,86%, até mais do que os 6,49% da semana anterior.
Neste sentido, a redução dos preços da gasolina nos postos nacionais será ligeiramente inferior. Ainda assim, deverá permitir colocar o valor de venda abaixo dos 1,63 euros por litro, o que compara com os actuais 1,675 euros. Fonte do sector revelou ao Negócios que a descida será de cinco cêntimos por litro.
Esta forte descida, seguindo a tendência do petróleo, traduz não só o aumento da produção de gasolina, mas também a menor pressão sobre os preços dado o elevado nível dos inventários numa altura em que a procura pela gasolina é menor. Tipicamente, o consumo é superior no Verão.
No Inverno, as atenções tendem a centrar-se no "diesel". O tempo frio no hemisfério norte aumenta a procura por gasóleo para aquecimento, facto que tende a colocar maior pressão sobre os preços. Nesta altura, dado o contexto macroeconómico negativo, que deixa antever menor procura, os preços baixam, mas menos que a gasolina.
De acordo com os cálculos realizados, com base nos dados da Bloomberg, o preço do gasóleo também deverá reduzir no arranque da próxima semana. A variação nos mercados, em euros, é exactamente a mesma que a registada na semana passada, pelo que a descida será na mesma proporção. Fonte do sector aponta para uma descida de dois cêntimos.
O preço de venda ronda, actualmente, os 1,52 euros por cada litro. A efectivar-se a descida de dois cêntimos, o valor pago pelos portugueses poderá cair para um valor ligeiramente inferior a 1,50 euros, permitindo algum alívio com os custos suportados de cada vez que é necessário atestar o automóvel.
(Notícia actualizada às 15h00 com valores obtidos junto de fonte do sector)