Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Preços no consumidor na Zona Euro avançam 1,4%

A taxa de inflação anual na Zona Euro, em Junho, fixou-se nos 1,4%, o que representa um abrandamento face aos 1,6% registados no mês anterior.

Raquel Godinho rgodinho@negocios.pt 14 de Julho de 2010 às 10:53
  • Partilhar artigo
  • 4
  • ...
A taxa de inflação anual na Zona Euro, em Junho, fixou-se nos 1,4%, o que representa um abrandamento face aos 1,6% registados no mês anterior.

O Eurostat anunciou hoje que o índice de preços no consumidor nos países que partilham a moeda europeia subiu 1,4% no mês passado face ao período homólogo, ficando abaixo do avanço de 1,6% registado em Maio. Os números hoje publicados ficaram em linha com a estimativa conhecida no final de Junho.

Relativamente ao mês anterior, os preços mantiveram-se inalterados.

Na União Europeia, a inflação homóloga situou-se nos 1,9%, recuando face aos 2% divulgados no mês de Maio. Face ao mês anterior, os preços mantiveram-se igualmente inalterados.

No mês em análise, as mais baixas taxas de inflação homóloga registaram-se na Irlanda (-2,0%), Letónia (-1,6%) e Holanda (0.2%). Pelo contrário, as mais elevadas foram observadas na Grécia (5,2%), Hungria (5,0%) e Roménia (4,3%).

Face ao mês anterior, a inflação anual recuou em 15 membros da União Europeia, permaneceu estável em quatro e subiu em oito.


Produção industrial cresce menos do que o esperado

Já a produção industrial, no mês de Maio, registou um crescimento inferior ao esperado pelos economistas. Este indicador subiu, em Maio, 0,9% relativamente ao mês precedente, período em que também avançou 0,9%. Os economistas consultados pela agência Bloomberg esperavam um aumento de 1,2% na produção industrial.

Ver comentários
Outras Notícias