Matérias-Primas Preço da gasolina desce pela terceira semana

Preço da gasolina desce pela terceira semana

O preço da gasolina vai descer na próxima semana e o gasóleo poderá registar uma subida ligeira.
Preço da gasolina desce pela terceira semana
Nuno Carregueiro 11 de outubro de 2019 às 10:46

O preço da gasolina vai descer na segunda-feira pela terceira semana consecutiva, refletindo a desvalorização do combustível nos mercados. Já o gasóleo poderá subir ligeiramente, depois de duas semanas de descidas.

De acordo com fonte do setor, há margem para uma descida de 1,5 cêntimos no preço de venda da gasolina simples, que assim poderá ficar abaixo de 1,48 euros por litro (tendo em conta o preço médio divulgado pela Direção Geral de Energia).

Já o gasóleo simples poderá registar um aumento de 0,5 cêntimos por litro, refletindo a subida acentuada das cotações esta sexta-feira nos mercados internacionais. Na segunda-feira o preço médio praticado nos postos de abastecimento em Portugal era de 1,372 euros por litro.  


Desde o início do ano o preço da gasolina simples acumula uma subida de 7,4% e o gasóleo simples ficou 7,9% mais caro.

Esta evolução dos combustíveis na próxima segunda-feira acontece depois de uma semana de volatilidade nos preços do petróleo, que influenciam a variação dos combustíveis cotados.

A matéria-prima tem sido penalizada nos mercados pelo aumento dos stocks de crude nos Estados Unidos e outros sinais de que a oferta é suficiente para satisfazer a procura, que está a baixar devido ao abrandamento da economia global. A impulsionar as cotações tem estado a expectativa de acordo entre EUA e China nas negociações que estão a decorrer em Washington, bem como a crescente tensão no Médio Oriente.

Esta sexta-feira as cotações estão a valorizar de forma acentuada, refletindo um ataque com míssil a um petroleiro iraniano. Esta evolução poderá ainda influenciar os preços dos combustíveis na segunda-feira. 

(notícia atualizada para dar conta que gasóleo poderá subir 0,5 cêntimos uma vez que cotações estão em forte alta esta sexta-feira) 




Marketing Automation certified by E-GOI