Petróleo Presidente da OPEP aponta para maior equilíbrio do mercado

Presidente da OPEP aponta para maior equilíbrio do mercado

No discurso de abertura da conferência da Organização dos Países de Exportadores de Petróleo, o ministro da energia do Qatar alertou para a quebra de investimento na indústria.
Presidente da OPEP aponta para maior equilíbrio do mercado
Bloomberg
Rui Barroso 02 de junho de 2016 às 13:24

Saleh Al-Sada defendeu que o mercado de petróleo deverá ficar mais equilibrado no segundo semestre do ano. No discurso de abertura da reunião da OPEP, o presidente da organização e o homem forte da energia no Qatar considerou que "há evidências que apontam para um mercado mais equilibrado na segunda metade de 2016".

O ministro da Energia do Qatar refere, no discurso de abertura da reunião da organização, que, do lado da oferta, houve uma revisão em baixa das perspectivas da oferta de países fora da OPEP e que essa "tendência foi motivada principalmente pela redução dos fluxos de caixa, cortes no investimento e o adiamento de projectos".

Apesar desses factores apontarem para um maior equilíbrio entre a oferta e a procura, o presidente da OPEP refere que tem de se ter em conta "a ligação entre o custo marginal de produção, o preço do petróleo e os investimentos". E alerta que "os gastos globais com exploração e produção caíram 20% no ano passado e prevê-se uma quebra adicional de 15% este ano. Isto é uma grande preocupação para a indústria que geralmente vê o investimento a crescer de anos para ano para suster a produção".

Saleh al-Sada salienta ainda um aumento da procura pelo petróleo produzido pela OPEP, mas realça que a organização "precisa de reavaliar o nível dos seus 'stocks' que permanece alto". 




pub

Marketing Automation certified by E-GOI