Bolsa PSI-20 caminha para quarta semana no verde

PSI-20 caminha para quarta semana no verde

A bolsa nacional deverá fechar a semana com um saldo positivo, acumulando quatro semanas consecutivas em alta.
A carregar o vídeo ...
Tiago Varzim 19 de julho de 2019 às 08:08
A bolsa nacional abriu em alta esta sexta-feira, 19 de julho, caminhando para um saldo semanal positivo (0,17%). O PSI-20 sobe 0,21% para os 5.231,79 pontos. As bolsas europeias também arrancaram a última sessão da semana no verde.

"A bolsa nacional deverá abrir em alta, tentando acompanhar o movimento ascendente dos seus pares europeus", antecipavam os analistas do BPI no diário de bolsa, referindo que "os índices europeus ensaiavam em alta, refletindo as palavras conciliantes de dois membros da Fed".

O otimismo dos investidores foi desencadeado pelas declarações do presidente da Reserva Federal de Nova Iorque. John Williams sublinhou ontem a necessidade de uma mudança de ação se os responsáveis pela política monetária dos EUA concluírem que a economia está em apuros. Também as declarações de Richard Clarida, vice-presidente da Fed, à Fox News foram no mesmo sentido.

Essas palavras foram suficientes para os mercados reforçarem a perspetiva de uma descida da taxa diretora da Fed na próxima reunião, que decorre nos dias 30 e 31 de julho.

Em Lisboa, 12 cotadas seguem em alta, 2 cotadas em baixa e 4 cotadas inalteradas. Entre as subidas, destaque para a Galp Energia que sobe 0,18% para os 13,965 euros numa altura em que o petróleo valoriza mais de 1% nos mercados internacionais. 

Já o BCP valoriza 0,25% para os 28,08 cêntimos, após uma queda superior a 2% na sessão anterior. "Em relação ao BCP, os investidores irão estar atentos ao comportamento do sector e a possíveis notícias relativas à posição da Sonangol no banco", assinalavam os analistas do BPI. Em causa está a notícia que viria a ser desmentida de que a Sonangol estaria prestes a vender a sua posição no BCP.

Em alta está também a Jerónimo Martins, cujas ações valorizam 0,57% para os 14,91 euros, e a Altri, cujas ações sobem 0,42% para os 5,945 euros. 

A travar maiores ganhos no PSI-20 está a EDP Renováveis, cujos títulos desvalorizam 1,08% para os 9,12 euros, e a Nos, cujos títulos descem 0,26% para os 5,77 euros.  

Hoje arranca a época de apresentação de resultados na bolsa nacional com a divulgação das contas do primeiro semestre da Glintt. Na próxima semana há mais 13 cotadas a apresentar contas. 

(Notícia atualizada com mais informação às 8h15)



Saber mais e Alertas
pub

Marketing Automation certified by E-GOI