Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

PSI-20 no verde com Jerónimo e EDP a liderar ganhos

A bolsa nacional e as pares europeias uniram-se no verde no final da semana, num dia em que a reunião dos líderes europeus alimentou a esperança acerca do pacote de estímulos que está a ser negociado. Em Lisboa, a EDP e a Corticeira Amorim posicionaram-se na frente.

A bolsa portuguesa tem sido incapaz de atrair novas empresas para o mercado de capitais português.
Miguel Baltazar
Ana Batalha Oliveira anabatalha@negocios.pt 19 de Junho de 2020 às 16:48
  • Assine já 1€/1 mês
  • 16
  • ...
A bolsa nacional fechou em alta, com o principal índice nacional, o PSI-20, a subir 0,75% para os 4.461,27 pontos. Terminaram oito cotadas no verde, contra nove no vermelho, e uma manteve-se inalterada. 

O entusiasmo foi unânime entre as principais praças. Os últimos desenvolvimentos nas negociações comerciais entre os Estados Unidos e a China, tal como a retoma do diálogo sobre estímulos ao nível europeu, devolveram a força que tem vindo a faltar às bolsas, quando começavam a vacilar perante o aumento do número de casos de covid-19.

Em Lisboa, a Jerónimo Martins e a EDP foram os pesos pesados a liderar os ganhos, ao subirem 2,73% para os 15,81 euros e 2,17% para os 4,24 euros, respetivamente.

A elétrica somou apesar de esta sexta-feira ter sido divulgado que o Tribunal da Relação de Lisboa recusou o pedido de afastamento do juiz de instrução Carlos Alexandre do caso EDP apresentado pela defesa do arguido António Mexia, presidente da empresa.

No verde ficaram também, em representação do setor da energia, a REN e a EDP Renováveis, que valorizaram, respetivamente, 0,41% para os 2,45 euros e 0,34% para os 11,74 euros.


A distinguir-se no verde esteve também a Corticeira Amorim, que avançou 1,70% para os 10,16 euros, atingindo um máximo de 5 de março, isto é, da época pré-pandémica, na primeira sessão após ter anunciado adquiriu 30% da sueca Elfverson através da sua participada Amorim Bartop – Investimentos e Participações. A unidade de rolhas da Corticeira, que desenvolve e produz rolhas capsuladas para o segmento de bebidas espirituosas, conta assim com um novo reforço.

No espectro negativo ficou a Galp, que desceu 0,50% para os 10,94 euros, depois de ontem ter sido divulgado e confirmado pela petrolífera um programa de rescisões e pré-reformas que vai abranger cerca de 200 trabalhadores, o que corresponde a cerca de 3% do pessoal do grupo.


(Notícia atualizada às 16:50)

Ver comentários
Saber mais PSI-20 bolsa mercados Euronext cotadas empresas índice nacional Lisboa Europa
Outras Notícias