Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

PSI-20 acumula maior ciclo de ganhos semanais em mais de um ano

A bolsa lisboeta fechou o último dia da semana em baixa. Porém, o balanço dos últimos cinco dias é positivo, com o PSI-20 a acumular ganhos pela quinta sessão consecutiva, o que já não acontecia desde Junho de 2012. As cotadas do sector da banca foram as que mais apreciaram durante estes cinco dias. Contrariamente, a PT foi a que mais perdeu.

Inês Balreira inesbalreira@negocios.pt 16 de Agosto de 2013 às 18:36
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...

O principal índice bolsista nacional avançou 0,91% durante os últimos cinco dias e acumulou a quinta semana de ganhos. Desde Junho de 2012 que não se registava um período tão longo de apreciações sucessivas.

 

As cotadas do sector da banca foram as que mais avançaram, com o BES a liderar os ganhos. O banco liderado por Ricardo Salgado apreciou 12,92%, secundado pelo Banif, com um ganho de 9,09%. O BCP avançou 7,0% e o BPI 2,57%.

 

A banca beneficiou esta semana do crescimento de 1,1% do PIB nacional durante o segundo trimestre, valor que superou as previsões. O avanço da economia portuguesa entre Abril e Junho veio provocar uma queda nos juros da dívida nacional, o que foi positivo para este sector.

 

Do lado oposto, a liderar as perdas, está a Portugal Telecom (PT), que apresentou resultados esta quarta-feira. A operadora nacional perdeu 9,05% nesta semana. Apesar de ter encerrado o primeiro semestre do ano com um lucro de 284 milhões de euros, mais 126% do que o valor registado em igual período do ano transacto, a PT, que durante vários anos presenteou os investidores com a remuneração mais apetecível do sector, baixou o dividendo em 70%. Tal redução faz com que a operadora passe a apresentar uma das remunerações accionistas menos rentáveis da bolsa lisboeta, assim como no sector das telecomunicações na Europa.

 

A Fitch reduziu o “rating” da PT de BBB para BBB-, revelando alguma apreensão em relação à alavancagem da operadora de telecomunicações.

 

Ainda do lado das cotadas que mais caíram durante a semana está a Sonaecom, com uma depreciação de 2,73% e a Altri que caiu 1,74%.

Ver comentários
Saber mais PSI-20 BES PT Sonaecom PIB
Mais lidas
Outras Notícias