Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

PSI-20 regista melhor semana desde Outubro com Banif a disparar mais de 45%

O principal índice nacional registou o melhor ciclo semanal desde a semana finda a 9 de Outubro, ao valorizar perto de 4,5%. Neste período, Banif e Pharol, com valorizações superiores a 45% e 12%, respectivamente, foram as melhores performances do PSI-20.

Miguel Baltazar/Negócios
David Santiago dsantiago@negocios.pt 18 de Dezembro de 2015 às 17:40
  • Assine já 1€/1 mês
  • 5
  • ...

Depois de fechar a sessão desta sexta-feira, 18 de Novembro, a apreciar 0,62%, o PSI-20 acumulou o quarto dia consecutivo a negociar em terreno positivo e fechou a semana a valorizar 4,41%. Trata-se mesmo da maior valorização semanal desde que o principal índice nacional ganhou perto de 6% na semana finda a 9 de Outubro deste ano.

 

Assim, depois de duas semanas seguidas a acumular desvalorizações, o PSI-20 volta a conseguir uma performance positiva, tendo o Banif e Pharol sido os maiores destaques nos ganhos deste período, precisamente duas cotadas que em 2015 têm acumulado grandes perdas em bolsa. O Banif já perdeu 64,84% do seu valor em bolsa em 2015, e a Pharol caiu 67,25% desde o início deste ano.

 

O Banif, com uma valorização de 45,45% na semana, foi mesmo a cotada que maissubiu na praça lisboeta, seguido pela Pharol que neste período se apreciou em 12,75%.

 

Numa semana marcada pela incerteza em torno do futuro do banco madeirense, e depois de na segunda-feira ter caído quase 41%, a instituição financeira acumulou ganhos até que na última quinta-feira a Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) decretou a suspensão das acções até que seja prestada "informação relevante relativa ao processo de venda voluntária" do banco. Recorde-se que as ofertas de compra do Banif têm de ser apresentadas até às 20:00 de hoje.

 

Pelo seu lado, a Pharol valorizou em três sessões e perdeu valor em dois dias desta semana, salientando-se a passada quarta-feira em que a operadora disparou acima de 14% depois das notícias que avançavam que a Oi garantia haver mais interessados para além do russo Letter One no processo de fusão ou aquisição da empresa brasileira.

 

Numa semana de sentimento positivo na praça lisboeta, houve 15 cotadas a acumularem ganhos. Só a Teixeira Duarte - que acabou a semana da mesma forma que havia terminado a sessão da sexta-feira passada, 11 de Dezembro - a Jerónimo Martins e a Mota-Engil não terminaram o ciclo dos últimos cinco dias com razões de satisfação.

 

A Jerónimo Martins perdeu 1,15% na semana depois de na quarta-feira os accionistas da empresa terem aprovado, em assembleia-geral extraordinária, o pagamento de dividendo antecipado, já a 22 do presente mês, no valor de 37,5 cêntimos.

 

Com uma queda de 1,55%, a Mota-Engil foi mesmo a empresa que mais contribuir para travar uma valorização mais acentuada do PSI-20 na semana que hoje termina.  Isto depois de a construtora ter anunciado na sexta-feira passada que dois dias, a 9 de Dezembro, antes contraíra um empréstimo obrigacionista no valor de 15 milhões de euros.

Ver comentários
Saber mais PSI-20 Banif Jerónimo Martins Jerónimo Martins Mota-Engil Teixeira Duarte Pharol CMVM Letter One
Outras Notícias