Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

PT e Jerónimo Martins conduzem PSI-20 a terreno positivo

A bolsa portuguesa inverteu a queda da abertura, suportada pela subida de alguns dos títulos com maior peso no índice.

Patrícia Abreu pabreu@negocios.pt 21 de Maio de 2012 às 09:50
  • Assine já 1€/1 mês
  • 3
  • ...
A bolsa portuguesa inverteu a tendência negativa da abertura e segue agora a valorizar cerca de 1%, suportada pelos ganhos da Portugal Telecom e da Jerónimo Martins. Entre as restantes praças do Velho Continente, o sentimento é idêntico, com os investidores mais optimistas em relação à evolução da economia, depois da China se ter manifestado empenhada em estimular o crescimento do país.

O PSI-20 avança 1,01%, para o 4.809,46 pontos, com 13 acções em alta e sete em queda. Entre as praças europeias, apenas o índice grego se mantém em terreno negativo, com uma desvalorização ligeira de 0,03%. O índice pan-europeu Dow Jones STOXX 600 avança 0,67%, para os 240,49 pontos.

A suportar o optimismo nas bolsas estão as palavras do primeiro-ministro chinês, Wen Jiabao, que avançou que a China vai focar-se no crescimento, deixando antever a adopção de uma política monetária menos agressiva, num momento em que a inflação no país dá sinais de estar mais controlada.

Ontem, os líderes das oito economias mais industrializadas do mundo garantiram estar empenhados em manter a Grécia na Zona Euro. A necessidade de criar medidas que promovam o crescimento, para juntar à austeridade, também foi enfatizada no comunicado final conjunto. Angela Merkel volta da reunião realizada este fim de semana em Camp David, nos Estados Unidos, com uma posição mais flexível quanto à agenda para o crescimento, afirma a "Reuters".

Por cá, a Portugal Telecom é a principal impulsionadora da valorização do índice accionista, com a operadora a subir 2,05%, para os 4,041 euros. Entre os restantes títulos do sector das telecomunicações, a Zon Multimédia, que na semana passada viu a angolana Isabel dos Santos a reforçar a posição no capital da empresa para 15%, avança 0,17%, para 2,304 euros.

A contrariar a tendência do sector está hoje a Sonaecom. A dona da Optimus cai 5,18%, para 1,062 euros, no dia em que está a descontar o dividendo de 2011.

A impulsionar a negociação está ainda a Jerónimo Martins. A dona da cadeia de supermercados Pingo Doce ganha 1,15%, para 13,60 euros e é um dos títulos que mais contribui para a subida do PSI-20.

No sector da energia, a manhã também é de ganhos, com a EDP a apreciar 1,13%, para os 1,873 euros, enquanto a sua subsidiária EDP Renováveis soma 1,83%, para os 3,055 euros. Já a Galp Energia, que hoje está a negociar pela primeira vez sem direito ao dividendo do ano passado, aprecia 0,36%, para os 9,875 euros.

O sector financeiro também está a acompanhar a tendência positiva, a recuperar das fortes quedas da última semana. O BES, que tombou 22% na semana passada, penalizado pelo fraco conjunto de resultados registados no primeiro trimestre, ganha 2,22%, para os 0,507 euros.

Já o BCP valoriza 1,02%, para 0,099 euros, enquanto o BPI avança 0,85%, para 0,356 euros.
Ver comentários
Saber mais Bolsa PSI-20
Outras Notícias