Bolsa Queda de 2% do BCP leva PSI-20 a fechar no vermelho

Queda de 2% do BCP leva PSI-20 a fechar no vermelho

O principal índice lisboeta terminou a sessão desta quinta-feira em queda penalizado sobretudo pela queda do BCP. Entre as restantes praças europeias, o sentimento é sobretudo de perdas.
A carregar o vídeo ...
Ana Laranjeiro 22 de fevereiro de 2018 às 16:47

Num dia em que os investidores estão a digerir as minutas da Reservas Federal dos Estados Unidos – publicadas ontem – e as do Banco Central Europeu – conhecidas hoje – as principais bolsas europeias terminaram a sessão sem uma tendência definida. Lisboa encerrou no vermelho.

O PSI-20 desceu 0,32% para 5.450,52 pontos, com dez cotadas em queda, seis em alta e duas inalteradas. O BCP foi um dos títulos que mais pressionou o comportamento da bolsa nacional, tendo terminado o dia a descer 2,03% para 28,95 cêntimos.

As empresas do retalho também penalizaram a evolução do PSI-20, tendo a Jerónimo Martins terminado a sessão a desvalorizar 0,51% para 17,485 euros e a Sonae a recuar 2,20% para 1,202 euros.

Com o euro de novo a subir face ao dólar, as empresas do sector da pasta e do papel estiveram sobretudo em queda. A Altri desceu 0,32% para 4,735 euros e a Semapa recuou 0,32% para 18,72 euros. Já a Navigator ganhou 0,04% para 4,514 euros.

A Nos desceu 0,28% para 4,986 euros.

A impedir uma descida mais acentuada estiveram nomeadamente os títulos da EDP, que acompanharam a evolução positiva do sector das utilities na Europa, que subiu 1,36%. A EDP ganhou 1,72% para 2,727 euros e a EDP Renováveis ganhou 0,85% para 7,14 euros. E a REN ganhou 1,14% para 2,478 euros.

A Galp Energia desceu 0,40% para 14,78 euros, numa altura em que os preços do petróleo estão em alta nos mercados internacionais, beneficiando da queda inesperada das reservas de crude nos EUA. O Brent do Mar do Norte, referência para as importações nacionais, ganha 1,41% para 66,34 dólares por barril.


Os CTT subiram 1,18% para 3,44 euros.

Bolsas europeias sem rumo


As principais praças europeias terminaram o dia sem uma tendência definida. O dia nos mercados foi marcado pelas indicações dos bancos centrais. A Reserva Federal dos Estados Unidos, nas minutas do último encontro, mostrou-se mais confiante no crescimento da economia e na subida dos preços, e admitiu que poderá ser apropriado reforçar a normalização da política monetária. A perspectiva de uma subida mais rápida dos juros nos Estados Unidos penalizou as acções e fez os juros da dívida dos Estados Unidos subirem.


Por outro lado, o BCE concluiu ser prematuro alterar a comunicação sobre estímulos. Alguns membros do Banco Central Europeu (BCE) pretendiam que a autoridade monetária começasse desde já a alterar a sua comunicação para preparar o mercado para o processo de redução de estímulos, mas a conclusão final apontou para que era prematuro dar já esse passo.

 

(Notícia actualiza às 16:52)




A sua opinião22
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
comentar
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentários mais recentes
A BRUXA 23.02.2018

a todos aqueles que continuarem a SHORTAR MILENIUM BCP , a todos aqueles que continuarem a DIZER MAL do MILENIUM BCP , TODOS ELES SEM EXCESSÃO IRÃO MORRER de CANCRO do ESTÔMAGO , MUITO BREVEMENTE .

Anónimo 22.02.2018

Sim pelas análises algoritmétricas a EDP vale 3,97€ pelo que se recomenda.

DR.BCP 22.02.2018

nunca apareceu aqui um úsuario tão inteligente como o massa bruta
é o maior, quanto ao resto é só anedotas
lembro bem o massas a dizer varias vezes, vendam bcp imediatamente quando sairem os resultados anuais
massinhas é muito inteligente, como ninguém
tiro o meu chapéu a ele

Vendam e comprem EDP 22.02.2018

Pois é , não gritem nem chorem , mudem para a EDP , sempre recebem os dividendos,, não sejam gananciosos, pensam que vão enriquecer, e estão sempre apanhar nas nalgas,

ver mais comentários
Saber mais e Alertas
pub