Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

"Alemanha não vai forçar Irlanda a pedir ajuda"

A Alemanha não vai obrigar a Irlanda a recorrer aos fundos europeus de emergência, porque "o Governo irlandês é que conhece melhor a situação", diz o ministro das Finanças alemão.

  • Partilhar artigo
  • ...
O ministro das Finanças da Alemanha, Wolfgang Schaeuble, diz que o Governo alemão não vai obrigar a Irlanda a procurar auxílio junto da União Europeia.

“Não temos que fazer recomendações a outros países dentro da Europa”, disse Schaeuble aos jornalistas, à margem de um encontro entre os ministros das Finanças da Zona Euro.

“O Governo irlandês pode avaliar a situação melhor do que a Alemanha”, acrescentou, dizendo que aguarda o relatório a apresentar esta tarde pelo representante da Irlanda, Brian Lenihan. Jean-Claude Juncker disse hoje, antes do início da reunião dos ministros das Finanças da Zona Euro, que “é possível” que o fundo da UE tenha como destino apenas o sector financeiro da Irlanda.

Brian Cowen, primeiro-ministro irlandês, sinalizou ontem que o país está disponível para aceder ao fundo europeu de estabilização financeira, com a ajuda a ser dirigida para o sector financeiro. "Temos de discutir com os nossos parceiros qual é a melhor forma de reforçar a estabilidade financeira e do sector bancário no contexto da Zona Euro", disse o primeiro-ministro irlandês, numa entrevista à RTE.

Mostrando abertura para aceitar uma ajuda dirigida à banca, Brian Cowen disse estar consciente de que o objectivo "é dar estabilidade aos mercados de modo a que o custo de financiamento para todos comece a baixar".
Ver comentários
Saber mais irlanda alemanha schaeuble cowen fmi fundo FEEF
Outras Notícias