Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Regulador britânico bane pela primeira vez um operador por manipulação da Libor

Paul Robson é o primeiro operador a ser banido pelo regulador do mercado britânico, depois de ter sido condenado nos Estados Unidos no âmbito da manipulação das taxas Libor.

Negócios 17 de Março de 2015 às 13:52
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...

O regulador do mercado britânico baniu da indústria financeira do Reino Unido um operador, depois de este ter sido condenado por fruade nos Estados Unidos. Paul Robson, ex-operador no Rabobank, já tinha sido condenado judicialmente nos Estados Unidos, no ano passado, por conspiração na manipulação das taxas Libor, por falta de honestidade e integridade.

 

Esta é assim a primeira vez que o regulador do mercado britânico decide banir um operador por práticas relacionadas com a manipulação das taxas Libor. A manipulação destas taxas fez correr muita tinta na imprensa, levou a que várias instituições fossem condenadas na Europa, nos EUA e na Ásia.

 

A taxa Libor serve de indexantes a muitos produtos financeiros. A Reuters realça que os produtos associados a esta taxa deve rondar os 450 biliões de dólares (cerca de 425 biliões de euros), nomeadamente créditos à habitação e cartões de crédito.

 

"Não há desculpa para o comportamento do sr. Robson", afirmou, citado pela Reuters, Georgina Philippou, responsável pelo regulador britânico. "Ele sabia que o que estava a fazer era errado."

 

Esta decisão "reforça a nossa expectativa de que as pessoas e empresas assumam a responsabilidade de assegurar a integridade do mercado e recorda-os das consequências" caso falhem as regras estabelecidas.

Ver comentários
Saber mais Manipulação da Libor operador regulador mercados
Mais lidas
Outras Notícias