Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

REN negoceia 8% do capital na sessão inaugural

A REN estreou-se em alta na bolsa nacional. As acções ganharam mais de 20%, numa sessão que fica marcada pelo elevado volume transaccionado. Em escassas 3h30 de negociação, foram transaccionadas mais de 42,5 milhões de títulos da nova cotada, 8% do capita

Paulo Moutinho 10 de Julho de 2007 às 16:53
  • Partilhar artigo
  • ...

A REN estreou-se em alta na bolsa nacional. As acções ganharam mais de 20%, numa sessão que fica marcada pelo elevado volume transaccionado. Em escassas 3h30 de negociação, foram transaccionadas mais de 42,5 milhões de títulos da nova cotada, 8% do capital da empresa liderada por José Penedos.

O capital social da Redes Energéticas Nacionais (REN) [rene] é constituído por 534 milhões de acções. No entanto, apenas parte deste capital é "free float", os 24% alienados pela Parpública e a EDP na oferta pública de venda (OPV).

Estes 24% representam 128,16 milhões de títulos, mas apenas 101,4 milhões estão disponíveis para negociação por parte dos investidores que foram à OPV e venda directa, dado que as restantes 26,7 milhões de acções da REN se encontram cativas. Estes foram os títulos atribuídos aos pequenos investidores e trabalhadores na OPV.

Na sessão de hoje foram negociados um total de 42,5 milhões de títulos da REN, um volume explicado, essencialmente, pela realização de mais-valias por parte dos investidores e também pela entrada de institucionais no papel, já que na OPV, o elevado rateio deixou "descontentes" grande parte dos gestores de fundos.

Este volume significa que 42% do capital da REN, disponível para negociação na sessão inaugural, rodou em bolsa. A REN foi mesmo a cotada mais líquida da sessão, com mais de 145,4 milhões de euros negociados em acções da empresa, quase o dobro da Portugal Telecom.

Amanhã leia no Jornal de Negócios nas bancas as perspectivas dos analistas para a REN
Ver comentários
Outras Notícias