Mercados Reuters: Arábia Saudita procura obter empréstimo internacional de 8 mil milhões de dólares

Reuters: Arábia Saudita procura obter empréstimo internacional de 8 mil milhões de dólares

A Arábia Saudita pretende obter um empréstimo entre 6 a 8 mil milhões de dólares junto de um banco internacional, para compensar o impacto da queda do petróleo nas receitas governamentais, indica a Reuters.
Reuters: Arábia Saudita procura obter empréstimo internacional de 8 mil milhões de dólares
Lisi Niesner/Bloomberg
Vera Ramalhete 09 de março de 2016 às 12:32

A Arábia Saudita pretende obter um empréstimo de 6 a 8 mil milhões de dólares (5,4 a 7,3 mil milhões de euros), para compensar o efeito da queda do petróleo nas contas públicas, revela a Reuters. Este é o primeiro empréstimo estrangeiro significativo procurado pelo país na última década, indica a agência de notícias.

Segundo a agência, o executivo pretende contrair um empréstimo a cinco anos, em dólares, tendo solicitado propostas a um pequeno grupo de bancos. O valor estimado entre 6 a 8 mil milhões de dólares, deverá poder ser posteriormente aumentado, indicaram as fontes da Reuters, que pediram para não ser identificadas, porque o assunto ainda não é público.

A queda dos preços do petróleo elevou o défice da Arábia Saudita para um nível recorde próximo de 100 mil milhões de dólares em 2015. Para compensar a queda das receitas provenientes da matéria-prima, o maior produtor da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) tem recorrido à venda de reservas de moeda estrangeira e à emissão de dívida no mercado interno. Agora, o país pretende obter um empréstimo internacional.

Este empréstimo ilustra uma inversão da tendência entre os exportadores de petróleo da região, nota a Reuters. Segundo os analistas consultados pela agência de notícias, os seis maiores países exportadores do Golfo Pérsico deverão procurar junto de bancos internacionais mais de 20 mil milhões de dólares em 2016 em financiamento – o que contrasta com os anos anteriores em que os excedentes obtidos com o petróleo permitiram a estes países conceder empréstimos internacionais.   

 

 




pub

Marketing Automation certified by E-GOI