Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Revista de Imprensa

Destaques das edições de hoje do Jornal de Negócios, Diário de Notícias, Público, Diário Económico, Correio da Manhã e Jornal de Notícias.

Negócios negocios@negocios.pt 02 de Maio de 2006 às 08:35
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...

As questões-chave que vão alterar a sua reforma Jornal de Negócios

Por cada ano a mais na esperança de vida, os portugueses vão ter de trabalhar mais cinco meses. Este é o «preço» fixado por se viver mais tempo e uma das principais consequências da reforma anunciada pelo Governo. Em entrevista, Vieira da Silva admite que a pensão vai baixar por cada ano de trabalho, mas recusa que haja uma redução da protecção social. E garante que não há alternativa para assegurara sobrevivência do sistema.

Dirigente das Finanças antecipa aumento de fraude » Jornal de Negócios

O chefe da Divisão do Imposto sobre os Produtos Petrolíferos e Energéticos alerta para a situação preocupante criada pelo enorme diferencial de imposto na gasolina entre Portugal e Espanha. A diferença que permite à gasolina espanhola custar até menos 25 cêntimos por litro cria condições para o aumento da fraude fiscal e leva à corrida aos abastecimento legais em Espanha, penalizando as receitas do Estado.

Modelo compra 12 lojas Macmoda e Tribo à Maconde Jornal de Negócios

A Modelo Continente decidiu acelerar a expansão de duas das suas insígnias de retalho especializado, a SportZone e Zippy Kidstore. Para isso acordou com o grupo Maconde a aquisição de cerca de uma dúzia de lojas, até agora geridas pelo grupo têxtil de Vila do Conde sob as marcas Macmoda, Tribo e Zona Franca.

Grupo Mello quer investir na refinaria de Patrick M. Barros Jornal de Negócios

ACUF, «holding» química do grupo Mello, admite entrar no capital da refinaria de Patrick Monteiro de Barros. Nos adubos, a prioridade é internacionalizar para o Brasil e para África, avança Luis Filipe Pereira, presidente-executivo da CUF, em entrevista.

Petróleo caro fez cair lucro das empresas em 2005 Diário de Notícias

Os lucros das empresas portuguesas voltaram a cair em 2005, afectados por uma nova quebra das vendas ocorrida em simultâneo com a aceleração dos custos com pessoal, dos consumos intermédios - que incluem, entre outros, a energia - e dos juros suportados.

Juízes ameaçam levar Governo a tribunal por causa dos salários Diário de Notícias

O juízes poderão avançar com uma acção judicial contra o Governo por causa da lei que congela a progressão das carreiras e o pagamento de suplementos remuneratórios a todos os funcionários públicos.

Patrões cortam no pessoal pelo quarto ano consecutivo Diário de Notícias

As empresas não financeiras portuguesas continuaram em 2005 a reduzir o número de pessoas ao serviço, embora se verifique um abrandamento da tendência iniciada em 2002.

CGTP contra «as novas precariedades» do trabalho Público

Cerca de 30 mil pessoas desfilaram contra a «desregulamentação do trabalho» e contra "o aperto do cinto".

Petróleo tem maior subida no lapso de um mês Público

Dados do Instituto de Emprego mostram carências e excesso de pessoal nas mesmas áreas.

«Factor de sustentabilidade» também será aplicado às reformas antecipadas Público

Primeiro-ministro reúne-se amanhã com parceiros sociais.

CP poderá ser o operador português para a alta velocidade Público

Os comboios de alta velocidade entre Lisboa e o Porto irão servir um eixo que vai de Setúbal a Braga, onde se concentra 70 por cento da população portuguesa. Trata-se de "uma cidade com dimensão europeia", salienta a secretária de Estado dos Transportes. Quanto aos serviços actuais da CP, a governante da tutela deu instruções ao conselho de gerência da empresa para a melhoria da coordenação de horários entre os diferentes troços da rede.

Privadas têm 60% de vagas por ocupar Diário Económico

Crise no ensino superior privado agrava-se. n Quebra acentuada do número de alunos levou ao encerramento de 17 instituições. n internacional, moderna, atlântica e fernando pessoa lideram perda de alunos.

BCP cai 8% em Abril e ‘perde’ 750 milhões Diário Económico

Banco liderado por Teixeira Pinto regista a maior queda em bolsa no mês passado, depois da subida influenciada pelo lançamento da Opa sobre o BPI.

Portugal tem condições para captar «cérebros» Diário Económico

O país tem margem para liderar um processo desejado pelos líderes europeus, no âmbito da Agenda de Lisboa, que passa por captar imigrantes altamente qualificados.

Fuga de milhões no sector informático Correio da Manhã

Enquanto o Fisco se afadiga a penhorar as contas de contribuintes que devem algumas centenas de euros, alguns empresários do sector informático acumulam dívidas de milhões e usam o estratagema da «transferência de património» para nunca serem apanhados.

Governo «obriga» Monteiro de Barros a reconfigurar projecto Jornal de Notícias

O projecto da refinaria que Patrick Monteiro de Barros se propõe construir em Sines terá de ser reconfigurado, sob risco de não ser aprovado, soube o JN junto de fontes governamentais. Em causa está o facto de, associada à infra-estrutura, estar também a construção de uma central de cogeração que faz com que as emissões de dióxido de carbono (CO2) do complexo "deslizem" para as 6,3 milhões de toneladas por ano, em vez das 2,5 milhões que inicialmente se previa e que o Governo admitiria "acomodar" no Plano Nacional de Alocação de Licenças de Emissões (PNALE).

Mais lidas
Outras Notícias