Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Revista de imprensa diária

Resumo das notícias económicas mais importantes da imprensa diária

Negócios negocios@negocios.pt 04 de Abril de 2005 às 09:09
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...

Ricardo Salgado diz PT está extremamente vulnerável a estrangeiros (Jornal de Negócios) Ricardo Salgado, presidente-executivo do BES, accionista de referência da Portugal Telecom, considera que a «companhia está extremamente vulnerável» a uma aquisição hostil de um grande operador de telecomunicações internacional. No limite, admite até o cenário em que a PT «acabe necessariamente por desaparecer».

Pensões da Função Pública com buraco de 1.650 milhões (Jornal de Negócios) A Caixa Geral de Aposentações registou no ano passado um défice real de cerca 1.650 milhões de euros, o que representa um agravamento de 56% face ao ano anterior. Este défice representa a diferença entre o valor respeitante às responsabilidade do Estado enquanto entidade patronal e as verbas de facto transferidas. Enquanto as empresas gastam 13,1% da massa salarial no pagamento das pensões dos seus trabalhadores, o Estado vê-se obrigado a pagar uma taxa de 24%.

Bruxelas abre hoje caminho à violação do pacto por Portugal (Diário Económico) A Comissão Europeia vai hoje publicar uma estimativa de défice público acima de 3% do PIB para Portugal em 2005 e 2006. Valores que vêm confirmar a dificuldade já expressa pelo novo Governo de respeitar o limite do Pacto este ano. O ministro Campos e Cunha aponta mesmo para um desequilíbrio superior a 6%. O comissário Joaquin Almunia deverá aguardar pelo programa de estabilidade português, previsto para Maio, para decidir se vai mostrar um cartão amarelo a Lisboa à luz do novo Pacto de Estabilidade.

Sporting não paga a BES e BCP até 2007 (Diário Económico) O grupo Sporting acordou com o Banco Espírito Santo Investimento e BCP Investimento um período de carência de dois anos e meio sobre todos os empréstimos efectuados às duas instituições financeiras. Esta decisão está inserida no processo de reestruturação económico-financeira negociada entre os dois bancos e os “leões”.

Petróleo deve chegar aos 80 dólares em 2005 (Diário de Notícias)A fasquia dos 60 dólares por barril está prestes a ser quebrada. As expectativas dos conhecedores do mercado, como Patrick Monteiro de Barros e análises financeiras internacionais apontam já para um preço entre os 60 e os 100 dólares a curto prazo. "O assunto é sério", alerta Nuno Ribeiro da Silva. O forte crescimento das economias asiáticas, que origina um aumento significativo da procura de crude, e a produção do ouro negro no limite explicam a ascensão dos preços.

Créditos à habitação "à prova" de fisco (Diário de Notícias) O fisco vai ter uma tarefa difícil (quase impossível) na investigação a desencadear junto dos contribuintes que pediram dois empréstimos para comprar casa. O objectivo consiste em provar que os dois créditos (um para aquisição e outro para obras) serviram ambos para pagar a compra da casa, com o contribuinte a declarar apenas o valor do primeiro para fins de Imposto Municipal sobre Transmissões (IMT, a ex-sisa), como noticiou, na passada semana, o Jornal de Negócios.

Ver comentários
Outras Notícias