Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Saint-Gobain e três outras companhias do sector vidreiro multadas por cartelização

A Saint-Gobain, a maior fabricante mundial de vidro, a Guardian Industries e outras duas companhias foram multadas num total de 487 milhões de euros pela Comissão Europeia. A punição está relacionada com a concertação de preços nos vidros utilizados na co

Paulo Moutinho 28 de Novembro de 2007 às 14:59
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...

A Saint-Gobain, a maior fabricante mundial de vidro, a Guardian Industries e outras duas companhias foram multadas num total de 487 milhões de euros pela Comissão Europeia. A punição está relacionada com a concertação de preços nos vidros utilizados na construção.

O regulador da União Europeia aplicou uma coima de 133,9 milhões de euros à francesa Saint-Gobain, companhia presente no mercado nacional. A Guardian Industries foi multada em 148 milhões, enquanto as coimas da Comissão Europeia Pilkington e à Ashi Glass ascenderam aos 140 e 65 milhões de euros, respectivamente.

"A punição neste caso é severa de forma a conseguir um efeito dissuasor", afirmou a comissária com a pasta da concorrência, Neelie Kroes, citada pela agência noticiosa Bloomberg. A responsável acrescentou que "é pena que as anteriores decisões da Comissão não tenham dissuadido estas empresas de formarem um cartel".

As coimas aplicadas pelo regulador dizem respeito, apenas, aos preços praticados nos vidros destinados à construção. As videiras estão ainda a ser investigadas em relação a outros mercados. Um deles tem a ver com a eventual cartelização nos vidros para a indústria automóvel.

Outras Notícias