Petróleo Saudi Aramco pode abrir IPO a investidores internacionais

Saudi Aramco pode abrir IPO a investidores internacionais

A Saudi Aramco pode vir a abrir uma possível oferta pública inicial (IPO) a investidores estrangeiros. Contudo, a petrolífera saudita confirma que as reservas de crude não estão à venda.
Saudi Aramco pode abrir IPO a investidores internacionais
Bloomberg
André Vinagre 25 de janeiro de 2016 às 10:25

A petrolífera saudita revelou que está a considerar "todas as hipóteses" relativamente a um futuro IPO, incluindo a venda de acções a investidores internacionais, disse o presidente da Saudi Aramco, Khalid Al-Falih, este domingo, 24 de Janeiro, numa entrevista ao canal de televisão Al-Arabiya.

 

Khalid Al Falih confirmou ainda que a empresa não irá vender as suas reservas de petróleo: "o que será oferecido será o valor económico da Saudi Aramco e não as suas reservas de petróleo". "As reservas de petróleo pertencem ao Estado", assegurou o presidente da maior petrolífera do mundo.

 

No início do mês, a empresa tinha anunciado, através de um comunicado, que estava a estudar a possibilidade da venda de participação. A Bloomberg escreve que uma das maneiras é a oferta pública inicial completa e outra hipótese é a empresa listar algumas das suas subsidiárias.

 

A petrolífera estatal é a maior produtora mundial de petróleo. A Aramco extrai a totalidade do petróleo saudita, com uma produção de cerca de 10,25 milhões de barris por dia.

 

O presidente da Saudi Aramco espera uma recuperação do preço do petróleo durante este ano, mesmo que as reservas continuem elevadas. Khalid Al Falih referiu que, em 2015, a procura cresceu ao dobro do ritmo do registado no ano anterior. Segundo o presidente da petrolífera, em 2016 a procura vai continuar a aumentar a um ritmo de 1,2 milhões de barris por dia.




pub

Marketing Automation certified by E-GOI