Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Seguir os analistas? Perdia menos que o PSI-20

A bolsa nacional não teve um bom ano. Perdeu valor, mas teria sido possível salvaguardar um pouco a carteira se os investidores tivessem seguido as recomendações dos analistas. Mas não todas.

Bloomberg
Paulo Moutinho 19 de Maio de 2016 às 19:11
  • Assine já 1€/1 mês
  • 4
  • ...

Comprar, manter ou vender. São, em regra, as recomendações emitidas pelos bancos de investimento para as diferentes cotadas. Recomendações que nem sempre são certeiras, mas num período que se revelou negativo para a bolsa nacional teriam sido boas conselheiras para os investidores. Teria sido possível, no último, registar menos menos-valias do que as do índice português, diz a CMVM.


Numa simulação que seguiu as recomendações de investimento dos analistas financeiros desde 1 de Outubro de 2014, "os resultados indicam que, em 30 de Setembro de 2015, em média, sete intermediários financeiros obtiveram uma performance superior em 2,98 p.p. ao da carteira do mercado (o índice PSI-20 no período caiu -8,83%)", revela o Relatório Anual sobre a Actividade de Supervisão e Análise Financeira.


Nesta simulação que foi iniciada com uma carteira que replicava a composição do PSI-20 com um valor inicial de 100 mil euros, as carteiras do BPI, Caixa BI e Haitong exibiram o melhor desempenho, todavia negativo (-4,29%, -1,60% e -2,65% respectivamente, incluindo na análise as comissões de transacção)", diz a CMVM. A carteira da Goldman Sachs registou a maior desvalorização (-10,80%). Os 100 mil euros no CaixaBI transformavam-se em 98.402.


"A análise anterior apenas toma em consideração as recomendações posteriores a 30 de Setembro de 2014. Um exercício alternativo consiste em reajustar a carteira inicial em função das últimas recomendações efectuadas pelo intermediário financeiro para cada título antes de 30 de Setembro de 2013, mais concretamente durante o mês que precedeu a constituição da carteira. Tomando esse novo pressuposto, as carteiras do Caixa BI e do Haitong alcançaram os melhores desempenhos", refere o regulador. 

Ver comentários
Saber mais analistas research bolsa preço-alvo CMVM Carlos Tavares carteiras bancos de investimento
Outras Notícias