Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Semapa tenta captar 100 milhões no regresso às emissões para pequenos investidores

"Holding" oferece juro de 3,25% mais a Euribor a seis meses em títulos de dívida com maturidade a cinco anos. Prazo de subscrição já arrancou.

Sofia A. Henriques
Paulo Moutinho 07 de Abril de 2014 às 13:54
  • Assine já 1€/1 mês
  • 6
  • ...

A Semapa reabriu o mercado de obrigações destinadas a pequenos investidores com uma emissão de 100 milhões de euros. Estes títulos, cuja subscrição arrancou esta segunda-feira, 7 de Abril, oferecem uma taxa bem mais baixa do que a praticada em anteriores operações do género, sendo que parte da remuneração é variável. Quem investir vai receber durante cinco anos 3,25% mais a Euribor a seis meses.

 

De acordo com o comunicado enviado à CMVM no final da semana passada, "serão emitidas 100.000 obrigações com o valor unitário de 1.000 euros e global de 100 milhões de euros o qual poderá ser aumentado até ao dia 11 de Abril". O período de subscrição arrancou hoje, terminando a 17 de Abril, segundo as datas publicadas no prospecto da operação.

 

Nesta emissão, a primeira em mais de um ano (a última tinha sido realizada pela Mota-Engil), a Semapa propõe pagar uma taxa bem inferior ao que era habitual nestas operações. Os juros brutos anuais rondavam os 6%, chegando mesmo aos 7% – na primeira emissão a Semapa ofereceu 6,85% –, mas a taxa destas obrigações é de 3,25%, adicionada da Euribor a seis meses que está nos 0,4%.

 

É um juro inferior à média numa emissão que, no entanto, tem um prazo bastante superior ao habitual nestas operações. A Semapa pretende financiamento para cinco anos, acima dos três anos a que muitas empresas se financiaram com estes títulos. Com este prazo, a componente variável da remuneração pode tornar-se mais atractiva (as Euribor estão em mínimos), melhorando a rendibilidade dos títulos.

 

Ver comentários
Saber mais Semapa Euribor mercado de obrigações pequenos investidores
Outras Notícias