Bolsa S&P 500 regista a semana mais forte desde Março

S&P 500 regista a semana mais forte desde Março

As bolsas norte-americanas encerraram em terreno positivo, animadas pela crescente confiança de que a economia está suficientemente forte para encaixar novas subidas de juro este Verão.
S&P 500 regista a semana mais forte desde Março
Bloomberg
Carla Pedro 27 de maio de 2016 às 21:23

Do outro lado do Atlântico, os mercados accionistas abriram a marcar uma alta muito ligeira, sem grande direcção, investidores à espera das observações da presidente da Fed para tentarem obter sinais sobre quando será o próximo aumento das taxas de juro nos EUA.

 

Entretanto Janet Yellen falou e deu "pistas" sobre a possibilidade de a subida dos juros não ser já na reunião de Junho, contrariando assim o que tinha ficado implícito na semana passada quando foram divulgadas as minutas da Fed relativas à última reunião daquela autoridade monetária.

 

A subida da taxa directora irá acontecer – mas com prudência e gradualmente: e aqui Yellen reiterou o que tem vindo a dizer há mais de um ano. Os economistas apontam para que essa probabilidade – a presidente da Fed disse que o aumento será ‘adequado’ nos próximos meses – aconteça ainda durante o Verão, mas não já no próximo mês.

 

De qualquer das formas, os investidores estão cada vez mais convictos de que a economia aguentará bem uma subida dos juros.

 

O índice industrial Dow Jones fechou a sessão a subir 0,25%, para 17.872,74 pontos.

 

O índice Standard & Poor’s 500, por seu lado, somou 0,40% para 2.098,91 pontos, o valor mais alto desde 20 de Abril – e a marcar o maior ganho semanal desde Março.

 

Já o tecnológico Nasdaq Composite valorizou 0,65%, a valer 4.933,50 pontos.

 

A ajudar ao bom desempenho bolsista nos EUA esteve também o optimismo decorrente dos bons dados económicos nos EUA, em particular as vendas de casas novas em Abril, que aumentaram para máximos de oito anos, e o crescimento da economia no primeiro trimestre a um ritmo mais rápido do que o esperado – dado que foi hoje divulgado e esteve a animar o sentimento do mercado.

 

Na próxima segunda-feira as bolsas norte-americanas estarão encerradas, devido à celebração do Memorial Day.  




pub

Marketing Automation certified by E-GOI