A carregar o vídeo ...
Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

S&P mantém rating da Grécia no sexto nível de lixo e avisa que pode cortá-lo mais

A agência de notação financeira desceu a classificação da dívida soberana de longo prazo da Grécia no passado dia 6 de Fevereiro. Hoje decidiu manter o rating, mas avisou que pode cortar ainda mais.

Reuters
Carla Pedro cpedro@negocios.pt 13 de Março de 2015 às 17:15
  • Assine já 1€/1 mês
  • 5
  • ...

A Standard & Poor’s reiterou a notação de 'B-' para o rating soberano da Grécia. E manteve também a perspectiva em "creditwatch negative", ou seja, o "outlook" para a avaliação do crédito grego está sob vigilância negativa.

 

Com efeito, a agência avisa que poderá proceder a um novo "downgrade" da dívida grega. Segundo o relatório hoje divulgado, a S&P considera que "pelo menos no curto prazo, há incertezas quanto à possibilidade de a Grécia poder concluir com êxito um acordo de financiamento com os seus credores oficiais".

 

A Standard & Poor’s considera também que a situação de liquidez do governo grego "está cada vez mais apertada, requerendo compromissos de financiamento no segundo trimestre de 2015 para que o país possa continuar a cumprir as suas obrigações financeiras".

 

A classificação da dívida soberana helénica está actualmente no sexto nível de "lixo", correspondente a uma categoria considerada altamente especulativa, já que existe risco de crédito e a margem de segurança do reembolso é limitada.

 

A justificar o corte de rating decidido no mês passado estiveram os receios relativos à liquidez da Grécia, numa altura em que o novo Governo helénico tentava chegar a acordo com os seus credores. Entretanto, conseguiu uma extensão de quatro meses ao seu programa de resgate.

 

Recorde-se que o partido da ala esquerda Syriza, liderado por Alexis Tsipras, ganhou as eleições gerais na Grécia, no dia 25 de Janeiro. Uma das principais promessas foi pôr fim ao prolongado mandato da austeridade no país.

 

(Notícia actualizada às 17h20)

Ver comentários
Saber mais Standard & Poor's Grécia rating
Outras Notícias