Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Subida de juros do BCE coloca riscos à recuperação económica da Zona Euro

Mais subidas de juros por parte do Banco Central Europeu (BCE) poderão colocar em perigo a recuperação económica da Zona Euro, segundo um relatório de análise da Standard & Poors.

Ana Filipa Rego arego@negocios.pt 28 de Março de 2006 às 12:15
  • Partilhar artigo
  • ...

Mais subidas de juros por parte do Banco Central Europeu (BCE) poderão colocar em perigo a recuperação económica da Zona Euro, segundo um relatório de análise da Standard & Poors.

«Embora existam claros sinais de uma recuperação no investimento das empresas na Zona Euro, há também riscos com mais subidas de juros, estratégias e procura pelo consumo em 2006», avança hoje o responsável económico da Standard & Poors, Jean-Michel Six.

Segundo o mesma responsável, «apesar das preocupações com os fornecimentos de massa monetária (M3) na Zona Euro, a taxa de juro de referência tem estado relativamente estável desde Setembro de 2005».

«O que é novo é que os créditos às empresas não financeiras se têm tornado condutores importantes da expansão de fornecimentos monetários, embora seja difícil dizer para que é que têm sido utilizados, se para despesas de capital ou apenas para fusões e aquisições», acrescenta Jean-Michel.

Neste contexto, a concentração do BCE na massa monetária (M3) e na inflação em vez de se centrar na inflação excluindo os preços da energia e da alimentação, «parece querer levar o BCE a aumentar os juros mais duas vezes até ao primeiro trimestre de 2007 o que subiria a taxa de juro de referência dos actuais 2,50% para 3%», explica o mesmo responsável, acrescentando que tal iria prejudicar o investimento das empresas.

O BCE aumentou os juros em Março pela segunda vez em três meses para os 2,5%. Antes da primeira subida os juros situavam-se no valor mais baixo dos últimos 60 anos (2%).

Ver comentários
Outras Notícias