A carregar o vídeo ...
Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Taxas Euribor a seis meses em alta após reunião do BCE

Um dia após a reunião mensal do BCE, a taxas Euribor a um mês e a seis meses estão em alta. Nos restantes prazos, o indexante está inalterado.

Ana Laranjeiro alaranjeiro@negocios.pt 10 de Janeiro de 2014 às 11:08
  • Assine já 1€/1 mês
  • 1
  • ...

As taxas Euribor a um mês e a seis meses estão em alta, um dia depois do encontro mensal do Banco Central Europeu (BCE). O indexante a um mês avançou esta sexta-feira para os 0,208% e a seis meses, o mais utilizado pelos portugueses no crédito habitação, cresceu para os 0,390%. Nos restantes prazos, os indexantes permaneceram inalterados nos 0,282%, nos 0,481% e nos 0,557%, respectivamente a três, nove e 12 meses.

 

Ontem, o Conselho do BCE reuniu-se, no seu encontro mensal, e manteve a taxa de juro no mínimo histórico de 0,25% e a taxa que remunera os depósitos nos 0%. Após o encontro, na conferência de imprensa, o presidente da autoridade monetária, Mario Draghi, defendeu que a informação disponível confirma que as previsões do banco central, que apontam para uma recuperação da economia da Zona Euro, apesar dos riscos que ainda persistem.

 

O presidente do BCE reitera que a taxa de juro de referência para a Zona Euro vai manter-se baixa por um “período longo”. As expectativas em torno da inflação, afirmou, apontam para que esta esteja “firmemente ancorada”, prevendo-se que permaneça “abaixo, mas próxima de 2%”, que é o objectivo do BCE. 

 

Por outro lado, o responsável sustentou ainda que "seria muito cauteloso" antes de dizer que a crise acabou, quando questionado sobre se concorda com alguns responsáveis europeus que dizem que a Zona Euro já conseguiu vencer a crise.

 

“Reduzimos a incerteza sobre a taxa de juro e sobre a política monetária. Clarificámos a nossa função, mas temos de manter em mente que há outras” questões que podem afectar a região.

Ver comentários
Saber mais Banco Central Europeu BCE Conselho do BCE Mario Draghi Taxas Euribor
Outras Notícias