Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Taxas Euribor caem em dia de provável descida de juros na Zona Euro

Indexantes continuam bem acima da taxa de juro de referência do Banco Central Europeu, que hoje deve baixar o preço do dinheiro para 1%.

Nuno Carregueiro nc@negocios.pt 08 de Dezembro de 2011 às 10:38
  • Partilhar artigo
  • ...
As taxas Euribor desceram hoje de forma ligeira em todos os prazos, com o mercado a antecipar que o Banco Central Europeu irá baixar o preço do dinheiro da Zona Euro para 1%, igualando o valor mais baixo de sempre.

Apesar da descida, as taxas interbancárias continuam em níveis bem superiores à taxa do BCE, que está actualmente em 1,25%, reflectindo os constrangimentos que se verificam no mercado interbancário.

A Euribor 3 meses caiu 0,2 pontos base para 1,47% e outro indexante mais utilizado no crédito à habitação em Portugal, a Euribor 6 meses, caiu 0,2 pontos base para 1,701%.

Caso se confirmem as expectativas e o BCE desça os juros para 1%, a Euribor seis meses ficará 70 pontos base acima da taxa de referência, uma diferença pouco habitual em alturas de queda de juros e só explicada pelos receios dos bancos em emprestarem dinheiro entre si.

A concretizar-se a descida, Mario Draghi anulará os aumentos de juros realizados, este ano, pelo seu antecessor. Jean-Claude Trichet subiu a taxa em 25 pontos base por duas vezes, em Maio e Julho, apesar do contexto macroeconómico ser já desafiante, escudando-se na inflação. Em dois meses, o actual presidente do BCE, pode voltar a colocar o preço do dinheiro em 1%.

O novo corte de juros pode ser a forma do BCE pressionar a queda das taxas de mercado. As Euribor nem chegaram a incorporar a descida efectuada em Novembro, voltando às subidas, num movimento explicado pela crescente falta de confiança dos bancos entre si.

O receio de imparidades no financiamento concedido a outros bancos, fruto de eventuais perdas com a dívida soberana, tem levado as instituições a preferir parquear a liquidez que têm junto do BCE, apesar da baixa remuneração.

Ver comentários
Saber mais Euribor
Outras Notícias