Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Taxas Euribor renovam máximos de Julho de 2009

As taxas interbancárias voltaram a subir em todos os prazos, levando as maturidades de três e seis meses a renovarem valores máximos de Julho de 2009.

Hugo Paula hugopaula@negocios.pt 11 de Outubro de 2010 às 10:46
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...
A tendência de subida foi mais acentuada nos prazos mais curtos, com a Euribor a um mês a ascender 0,8 pontos base para 0,760%, enquanto na maturidade de três meses a taxa avançou 0,5 pontos base para 0,977%.

A Euribor seis meses, que é a mais utilizada como indexante nos empréstimos à habitação, apreciou 0,03 pontos base para 1,204% e a taxa de nove meses subiu 0,2 pontos base para 1,342%. A Euribor 12 meses cresceu 0,1 pontos base para 1,474%.

As taxas Euribor estão a afastar-se dos mínimos em se encontraram durante parte do ano, depois de o Banco Central Europeu ter prolongado a concessão de crédito ilimitado à banca, à taxa de juro de referência de 1%, com a finalidade de estabilizar o mercado de dívida durante o pico da crise orçamental europeia.

Os bancos estão agora a antecipar a retirada das medidas extraordinárias de liquidez, que deverá ocorrer no próximo ano, regressando ao mercado de financiamento interbancário, levando os preços do crédito interbancário a subir.

Ver comentários
Outras Notícias