Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Testes de stress e compras do BCE fazem recuar juros da dívida no Sul da Europa

Os juros da dívida soberana estão a recuar nos países do Sul da Europa, com excepção de Itália. Os juros de Portugal recuam 5,4 pontos para 3,346%, a quinta queda em seis dias.

Miguel Baltazar/Negócios
André Cabrita-Mendes andremendes@negocios.pt 28 de Outubro de 2014 às 14:15
  • Assine já 1€/1 mês
  • 2
  • ...

Os resultados da avaliação aos bancos europeus e a compra de dívida privada pelo Banco Central Europeu (BCE) estão a pressionar para baixo os juros da dívida no Sul da Europa, ao mesmo tempo que estão a subir mais a Norte.

 

O banco central identificou 25 bancos que falharam os testes de esforço num cenário adverso. Espanha, França e Alemanha passaram o exame sem problemas, mas surgiram muitas dúvidas sobre a banca italiana: das 15 instituições analisadas, nove chumbaram.

 

Ao mesmo tempo, o BCE revelou que comprou 1,7 mil milhões de euros em dívida privada ("covered bonds") na passada semana. O programa continua agora no mercado a proceder à compra de obrigações, depois de ter adquirido activos de bancos espanhóis, franceses, alemães, italianos e portugueses. O banco central pretende assim "limpar" os balanços dos bancos para fazer chegar mais dinheiro à economia real.

 

Os juros da dívida soberana estão assim a recuar nos países do Sul da Europa, com excepção de Itália que ganha 0,2 pontos para 2,554%. Os juros de Portugal recuam 5,4 pontos para 3,346%, a quinta queda em seis dias.

 

Espanha recua 2,1 pontos base para 2,118% na sexta sessão consecutiva em queda. A Grécia perde 3,5 pontos base para 7,477%, depois de ontem ter fechado a subir 13,7 pontos para 3,40%.

 

Mais a Norte, as taxas de juro estão a subir ligeiramente. Na Alemanha, o bund ganha 1,6 pontos para 0,884% depois de ter caído ontem 2,3 pontos para 0,868%. Os juros de França sobem 0,9 pontos para 1,293%. Na Holanda as taxas estão a subir mais 1,6 pontos base para 1,057%, enquanto na Finlândia ganham 1,5 pontos para 1,028%.

Ver comentários
Saber mais BCE covered bonds Banco Central Europeu dívida privada testes de stress banca
Mais lidas
Outras Notícias