Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

UBS condenado a pagar 1,5 mil milhões de dólares por manipulação da Libor

O banco suíço terá que pagar uma multa três vezes superior à coima aplicada ao Barclays, na sequência do caso de manipulação das taxas Libor.

Lucros do UBS superam previsões dos analistas
Patrícia Abreu pabreu@negocios.pt 19 de Dezembro de 2012 às 08:43
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...

O UBS terá que pagar 1,4 mil milhões de francos suíços (1,5 mil milhões de dólares) aos reguladores americano, britânico e suíço por tentar manipular as taxas da Libor. A multa aplicada ao banco é três vezes superior à que o Barclays, na origem do escândalo, foi condenado a pagar.

 

A multa da Comissão de Negociação de Futuros de Matérias-primas dos EUA e do Departamento de Justiça americano totalizam 1,2 mil milhões de dólares, adiantou o UBS em comunicado, citado pela agência Bloomberg.

 

No caso do regulador britânico, a coima aplicada é de 160 milhões de libras, o valor mais alto alguma vez cobrado pela Autoridade de Serviços Financeiros do Reino Unido, enquanto o regulador suíço exige 59 milhões de francos ao UBS.

 

Os reguladores dos mercados de capitais mundiais estão a investigar queixas a com a manipulação das taxas Libor, que envolveram dezenas de bancos. O Barclays, o primeiro banco envolvido neste escândalo, acordou pagar em Junho 290 milhões de libras aos EUA e ao Reino Unido.

 

O regulador financeiro britânico encontrou mais de 2.000 pedidos documentados por corretores do UBS para manipular as taxas em mensagens de chats e e-mails do grupo. Pelo menos 45 pessoas tinham conhecimento da manipulação das taxas, que ocorreu durante um período de seis meses, até ao final de 2010.

 

Cerca de 30 a 40 pessoas abandonaram o banco, em resultado das obrigações, adiantou o CEO do UBS, Sérgio Ermotti, numa conference call. O líder da instituição argumentou que o comportamento de alguns funcionários foi “inaceitável” e acrescentou que não espera mais saídas, na sequência deste caso.

Ver comentários
Saber mais UBS Libor multa Barclays
Outras Notícias