Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

UE aprova injecção de 10 mil milhões da Holanda no ING

A União Europeia deu hoje o aval à injecção de 10 mil milhões de euros da Holanda no capital do ING, a maior instituição financeira do país, salientando a necessidade desta medida para evitar "distúrbios na economia da Holanda".

Paulo Moutinho 13 de Novembro de 2008 às 11:10
  • Partilhar artigo
  • 1
  • ...
A União Europeia deu hoje o aval à injecção de 10 mil milhões de euros da Holanda no capital do ING, a maior instituição financeira do país, salientando a necessidade desta medida para evitar “distúrbios na economia da Holanda”.

“Esta medida constitui uma forma de remediar uma séria perturbação na economia da Holanda, ao mesmo tempo que impede distorções na concorrência”, refere o comunicado da Comissão Europeia, citado pela Bloomberg.

O ING, maior banco da Holanda, revelou no final de Outubro que iria receber uma injecção de capital de 10 mil milhões de euros do Estado holandês, depois de ter alertado que tinha registado prejuízos de 500 milhões de euros no terceiro trimestre.

No âmbito da injecção, o ING vai vender ao Estado acções preferenciais sem direito de voto, acções que vão conferir ao Estado holandês um juro anual de 8,5%, segundo revelou o ministro das Finanças da Holanda, Wouter Bos.

A Comissão Europeia salienta, no comunicado emitido hoje, que a medida é limitada no tempo, alertando para a necessidade de serem “minimizadas as distorções na concorrência”.

As acções do ING estão hoje a desvalorizar 3,86% para 7,465 euros. Desde o início do ano, a queda acumulada ascende a 72%. O banco apresenta um valor de mercado de 15,3 mil milhões de euros.

Ver comentários
Outras Notícias