Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Valerá o Manchester United o dobro do Real Madrid?

Clube britânico completa esta semana a oferta de acções aos investidores, que avaliará a companhia num máximo de 3,8 mil milhões de dólares.

Negócios negocios@negocios.pt 08 de Agosto de 2012 às 15:47
  • Assine já 1€/1 mês
  • 1
  • ...
O valor a que as acções do Manchester United vão ser vendidas na oferta pública inicial (IPO, na sigla em inglês) está a levantar dúvidas junto dos analistas, pois o clube britânico poderá ficar com uma avaliação bem superior à dos seus rivais.

O Manchester, no IPO que se realiza amanhã, vai vender as acções entre 16 e 20 dólares, o que segundo a Bloomberg avalia o clube em 3,8 mil milhões de dólares (3 mil milhões de euros). Os valores não podem ser directamente comparáveis, mas a Forbes avalia o Real Madrid em 1,88 mil milhões de dólares, ou seja, metade do valor do Manchester United se as acções forem vendidas no topo do intervalo pré-definido.

Comparando com clubes que estão cotados em bolsa, o Manchester pode entrar em bolsa com uma avaliação 10 vezes superior à da Juventus. Já os clubes portugueses apresentam capitalizações bolsistas muitas vezes inferior. O Benfica vale 8,5 milhões de euros e o Sporting 5,8 milhões de euros.

Os múltiplos associados ao preço do IPO também apontam para uma avaliação elevada. A 20 dólares por acção, o Manchester ficará com uma capitalização bolsista que equivale a 26 vezes o EBITDA e oito vezes as receitas.

Os irmãos Glazer, que compraram o Manchester United em 2005 por 790 milhões de libras, apostam agora nos milhões de adeptos do clube inglês em todo o mundo para comprarem acções do clube. Será um investimento mais emocional do que financeiro, comentou a Bloomberg um especialista do sector, acrescentando que “para muitas pessoas, poder dizer que detém uma parcela do Manchester United pode valer o preço a que as acções vão ser admitidas”.

Se as acções forem vendidas a 20 dólares cada, o IPO vai gerar 333 milhões de dólares, sendo metade do dinheiro para os irmãos Glazer e a outra metade para o clube baixar a sua dívida. Segundo a Bloomberg, as ordens de compra das acções já superam o número de títulos na oferta.

No IPO vão ser vendidas 16,7 milhões de acções, equivalentes a 10% do capital, mas os irmãos Glazer continuarão a ficar com a quase totalidade dos direitos de voto, já que detêm acções de classe A e no IPO serão vendidas acções de classe B.

Depois de finalizado o IPO, as acções vão ser admitidas à negociação na bolsa de Nova Iorque, com o ticher MANU

O Manchester United refere nos documentos preliminares que tem 659 milhões de adeptos em 39 países do mundo. Uma plataforma mundial que, assinala, lhe permite gerar "receitas significativas de diversas fontes, incluindo patrocínios, merchandising, produtos licenciados, assim como meios de comunicação, direitos televisivos" e outros.



Ver comentários
Saber mais Manchester United Real Madrid
Outras Notícias