Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Veja em apenas 150 segundos como o ranking do PSI-20 evoluiu em 10 anos

A EDP é a mais valiosa do PSI-20 há vários meses mas nem sempre foi assim. Veja como evoluiu o ranking ao longo dos últimos 10 anos.

Nuno Carregueiro nc@negocios.pt 01 de Agosto de 2020 às 15:00
  • Assine já 1€/1 mês
  • 4
  • ...

As duas empresas do Grupo EDP são atualmente as mais valiosas do PSI-20, com uma capitalização bolsista conjunta que há poucos dias era superior à soma do valor de mercado de todas as outras 16 cotadas do índice.

Mas nem sempre foi assim e o domínio do índice e o estatuto de maior cotada portuguesa já pertenceu a outras cotadas.

No início de 2010 a EDP já era a maior, mas a Galp Energia conquistou o "trono" ainda nesse ano e manteve-o até 2012, chegando mesmo a apresentar uma capitalização bolsista bem superior à da elétrica.

Nos dois anos seguintes travou-se uma luta renhida a três, com a Jerónimo Martins a também conseguir destronar as empresas de energia do topo da bolsa.

Nos últimos anos a disputa tem sido sempre entre EDP e Galp, sendo que a pandemia fez a elétrica descolar de forma notória e atualmente já apresenta uma capitalização bolsista que mais que duplica a da petrolífera.

A Galp Energia é agora a quarta cotada mais valiosa da bolsa portuguesa, atrás da Jerónimo Martins e das duas empresas do Grupo EDP.

Na "segunda divisão" do PSI-20 as alterações no ranking também têm sido muitas. Depois das quatro maiores, nenhuma cotada tem um valor de mercado acima de 2 mil milhões de euros.

Mas para observar toda a evolução do ranking do PSI-20 o melhor é mesmo ver o gráfico animado em cima. Em 150 segundos assiste a todas as mudanças ao longo de 10 anos.

Ver comentários
Saber mais Jerónimo Martins PSI-20 Galp Energia Grupo EDP
Outras Notícias