Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Vendas a retalho caem pelo segundo mês consecutivo

As vendas nos retalhistas norte-americanos caíram em Junho pelo segundo mês consecutivo e indicam que o ritmo da recuperação económica está a abrandar.

Hugo Paula hugopaula@negocios.pt 14 de Julho de 2010 às 14:05
  • Partilhar artigo
  • ...
As vendas do retalho caíram 0,5%, excedendo as estimativas que antecipavam uma queda de 0,3%, depois de no mês passado terem recuado 1,1%, segundo os dados do Departamento do Comercio citados pela Bloomberg. Excluindo as vendas de automóveis, as vendas desceram 0,1% e ficaram em linha com o esperado.

“É muito difícil ver consumidores vigorosos sem forte crescimento do emprego, e nós ainda não temos isso”, disse o economista-sénior do BMO Capital Markets, Sal Guatieri à Bloomberg, antes da divulgação dos dados. “[O desemprego] cai restringir o ritmo de crescimento”.

As vendas de alguns retalhistas norte-americanos, como a Target Corp. e a Gap, ficaram aquém do esperado, o que demonstra que o consumo, que conta para cerca de 70% da economia, está a ser penalizado pelo desemprego e perda de riqueza dos consumidores.

No mês passado, a Reserva Federal comprometeu-se a manter as taxas de juro no mínimo histórico em que se encontram, próximo de 0%, devido ao abrandamento da economia e à crise orçamental europeia.

Ver comentários
Outras Notícias