Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Vitória de Zapatero impulsiona acções da Iberdrola

A Iberdrola avançava mais de 3%, para o valor mais elevado das últimas três semanas, na sessão de hoje, depois do Partido Socialista, liderado por Zapatero, ter conquistado a reeleição, aumentando a especulação no mercado acerca de uma oferta de aquisição

Paulo Moutinho 10 de Março de 2008 às 10:26
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...

A Iberdrola avançava mais de 3%, para o valor mais elevado das últimas três semanas, na sessão de hoje, depois do Partido Socialista, liderado por Zapatero, ter conquistado a reeleição, aumentando a especulação no mercado acerca de uma oferta de aquisição sobre a segunda maior eléctrica de Espanha.

Os títulos da companhia liderada por Ignacio Galán chegaram a valorizar 3,63% durante a sessão, atingindo o valor mais elevado desde meados de Fevereiro. As acções da eléctrica seguiam a valorizar 3,23% para 10,24 euros, cotação que avalia a Iberdrola em mais de 51 mil milhões de euros.

A subida da Iberdrola, seguida por outros títulos do sector energético, está a impedir que o índice de referência espanhol acompanhe a movimentação negativa das congéneres europeias que registam perdas de quase 1%. O Ibex [ibex] avança 0,17% para 12.717,9 pontos.

A contribuir para a valorização das acções está a vitória do PSOE nas legislativas espanholas. O partido liderado por José Luis Zapatero venceu com 45% dos votos.

"Um governo socialista mais forte poderá acelerar um negócio envolvendo a Iberdrola", afirmou à Bloomberg o analista Alberto Espelosin, da Ibercaja Gestion.

Esta visão do mercado tem por base as posições tomadas pelo governo de Zapatero em movimentos de consolidação. O PSOE permitiu que a Enel avançasse com uma oferta sobre a Endesa e também não se opôs aquando do anúncio da Eléctricité de France de que estava a considerar uma OPA sobre a Iberdrola.

Mais lidas
Outras Notícias