Bolsa Wall Street faz pausa nos ganhos com receios sobre inflação

Wall Street faz pausa nos ganhos com receios sobre inflação

Depois da recuperação em duas sessões, os investidores estão já de olhos postos no relatório da inflação dos Estados Unidos, que será publicado amanhã antes da abertura da sessão.
Wall Street faz pausa nos ganhos com receios sobre inflação
EPA
Nuno Carregueiro 13 de fevereiro de 2018 às 14:43

O Dow Jones desce 0,4% para 24.504,06 pontos e o Nasdaq cede 0,24%para 6.964,53 pontos. O S&P500 cai 0,32% para 2647,66 pontos.

Os índices norte-americanos fecharam a subir mais de 1% em cada uma das duas últimas sessões, recuperando uma parte das violentas quedas sofridas nas sessões anteriores.

A tendência negativa ficou a dever-se sobretudo aos receios dos investidores com o aumento da inflação e o impacto que a subida dos preços terá no ritmo de agravamento das taxas de juro por parte dos bancos centrais em todo o mundo.


É por isso que o relatório da inflação de Janeiro nos Estados Unidos, que será publicado na quarta-feira pelas 13:30 (antes da abertura da sessão) está a ser aguardado com grande expectativa. Os economistas até apontam para uma descida da taxa, de 1,8% em Dezembro para 1,7% no mês passado, mas o relatório será escrutinado ao detalhe, para os investidores perceberem se são fundadas as expectativas de aceleração da inflação.


Os analistas consultados pela Bloomberg assinalam que qualquer pequeno desvio face ao estimado poderá ser motivo para mais volatilidade e movimentos bruscos e negativos nas acções.


As bolsas europeias estão também a negociar em terreno negativo, replicando o movimento das praças asiáticas, que foram penalizadas pela desvalorização das empresas exportadoras devido à alta do iene. A moeda japonesa tem sido dos activos de refúgio preferido dos investidores e prepara-se hoje para fechar em máximos de Novembro de 2016.