Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Wall Street cede terreno à espera da Fed

Os mercados accionistas do outro lado do Atlântico encerraram no vermelho, mas sem descidas muito expressivas, com os investidores a revelarem prudência antes da reunião da Reserva Federal.

Reuters
Carla Pedro cpedro@negocios.pt 16 de Setembro de 2016 às 21:31

O Standard & Poor’s 500 fechou a sessão desta sexta-feira a recuar 0,40% para 2.139,08 pontos e o índice industrial Dow Jones resvalou 0,49% para se fixar nos 18.123,80 pontos.

 

O tecnológico Nasdaq Composite, por seu lado, desvalorizou 0,10% para 5.244,56 pontos.

 

Os investidores voltaram a preferir usar de cautela enquanto aguardam pela reunião da Fed na próxima semana. Os sectores que mais penalizaram na jornada de hoje foram a banca – que também esteve no vermelho na Europa – e a energia, em dia de queda dos preços do petróleo.

 

O mercado tem oscilado ao sabor da sua expectativa em relação às taxas de juro directoras, aguardando sinais para saber se os juros de referência poderão ser aumentados ainda este ano – depois de em Dezembro de 2015 a Fed subir as taxas de juro pela primeira vez em quase uma década – e reagiu em baixa.

 

Relativamente à possibilidade de o banco central norte-americano se decidir por uma subida dos juros já na reunião de Setembro, a probabilidade apontada pelo mercado é actualmente de 20%, quando há uma semana era de 30%.

 

A negociação em bolsa não foi tão volátil quanto se previa, apesar de ter sido dia da chamada "bruxaria quádrupla" (quadruple witching), altura em que se dá o vencimento simultâneo de quatro contratos: futuros e opções sobre índices e acções, tanto nos EUA como na Europa. O nome do dia faz referência aos quatro vencimentos e às bruxas.

 

E porquê a referência às bruxas? Os mercados têm o termo ‘witching hour’, que é a última hora de negociação da sessão bolsista. A hora da bruxa é um curto período em que quem pratica bruxaria fica especialmente mais activo e poderoso. Uma vez que o vencimento destes quatro tipos de contratos exerce grande influência no desempenho do mercado, o termo é tido como adequado para a situação. O ‘quadruple witching’ ocorre quatro vezes por ano, nas terceiras sextas-feiras dos meses de Março, Junho, Setembro e Dezembro.

 

Ver comentários
Saber mais Wall Street Standard & Poor's 500 Nasdaq Composite Dow Jones bolsa EUA
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio