Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Wall Street em alta à espera das decisões da Reserva Federal

A conferência de imprensa de Ben Bernanke, na próxima quarta-feira, concentra as atenções dos investidores. A possibilidade do presidente da Fed ir tentar desdramatizar eventuais mexidas nos estímulos e assegurar que as taxas de juro nos EUA irão permanecer baixas "por um período prolongado" está a deixar os mercados mais sossegados. Wall Street abriu em alta após uma semana de quedas. O Dow Jones ganha perto de 1%

Negócios 17 de Junho de 2013 às 14:39
  • Partilhar artigo
  • 1
  • ...

O índice industrial Dow Jones iniciou a semana a ganhar 0,90% para os 15.206,42 pontos, enquanto o tecnológico Nasdaq avança 0,85% para os 3.452,688 pontos.

 

Os investidores de todo o mundo vão esta semana acompanhar de perto a conferência de imprensa de Ben Bernanke, o presidente da Reserva Federal norte-americana (Fed). Os sinais de que o banco central se prepara para calibrar o programa de compra de títulos tem enviado "ondas de choque" pelos mercados internacionais, em todos os activos, pelo que qualquer indicação sobre esse tema será capaz de mover os mercados, negativa ou positivamente.

A Fed divulga as últimas decisões de política monetária na quarta-feira, ao final da tarde na Europa, após dois dias de reunião. Os dados macroeconómicos continuam a dar pistas divergentes sobre o estado da economia, mas apesar de a inflação estar a desacelerar, a política monetária deverá permanecer na mesma. As novidades ficam reservadas para a conferência de imprensa trimestral e para a forma como Bernanke abordar a especulação que se criou de que a Fed se prepara para reduzir os estímulos à economia.

"O mais provável é que a Fed mantenha todas as opções em aberto e queira ‘comprar tempo’ até que sejam divulgados mais dados económicos", escreve o Commerzbank, em nota de antecipação da semana. Um artigo publicado no "The Wall Street Journal" afirmava que é "provável" que a Fed tente desdramatizar eventuais mexidas nos estímulos. E Bernanke deverá assegurar os investidores de que as taxas de juro nos EUA irão permanecer baixas "por um período prolongado".

Ver comentários
Saber mais Wall Street Dow Jones Nasdaq S&P500 Reserva Federal Estados Unidos Ben Bernanke
Outras Notícias