Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Wall Street volta a cair e perde mais de 3% na semana

As bolsas norte-americanas voltaram a ter uma semana de perdas acentuadas, com os receios em relação à recuperação da economia mundial a minarem a confiança dos investidores, que preferiram refugiar-se em activos considerados mais seguros, como a dívida dos EUA e da Alemanha e o ouro.

Sara Antunes saraantunes@negocios.pt 19 de Agosto de 2011 às 21:06
O Dow Jones fechou a sessão de hoje a perder 1,57% para 10.818,02 pontos, acumulando assim uma descida de 3,94% na semana. O Nasdaq caiu 1,62% para 2.341,84 pontos, terminando assim as cinco sessões a descer 6,62%, tendo sido o índice que mais recuou na semana. O S&P500 perdeu 1,50% para 1.123,51 pontos, acumulando assim uma queda de 4,69% na semana.

Esta é a quarta semana consecutiva de perdas nas bolsas norte-americanas, num período marcado pela discussão nos EUA em torno do aumento do tecto de endividamento para que o país conseguisse evitar entrar em incumprimento, o que acabou por acontecer.

Os dados económicos que têm sido divulgados não têm ajudado a animar os investidores. Os indicadores apontam para um abrandamento na recuperação económica mundial e já se especula em torno de uma nova recessão global.

Ainda esta semana foram divulgados os dados do PIB dos países da Zona Euro. E a Alemanha revelou quase uma estagnação no segundo trimestre e a França estagnou mesmo. Tudo indicadores que aumentarem os receios dos investidores.

E tudo isto num contexto de crise de dívida na Europa. Com países como Itália e Espanha sob os holofotes, obrigando o Banco Central Europeu a intervir de forma mais activa no mercado secundário de dívida soberana.

Este ambiente levou os investidores a tentar refugiar-se em activos considerados mais seguros, como as obrigações alemãs e norte-americanas. E como ouro, que voltou a subir para máximos históricos, superando os 1.800 dólares por onça.

Ver comentários
Saber mais Dow Jones S&P500 Nasdaq bolsas EUA
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio