Fundos de investimento Fundo soberano da Noruega ganha 75 mil milhões de euros no melhor trimestre de sempre

Fundo soberano da Noruega ganha 75 mil milhões de euros no melhor trimestre de sempre

O fundo soberano norueguês valorizou cerca de 75 mil milhões de euros no primeiro trimestre deste ano, o melhor registo de sempre.
Fundo soberano da Noruega ganha 75 mil milhões de euros no melhor trimestre de sempre
Bloomberg
Tiago Varzim 03 de maio de 2019 às 10:10
O fundo de pensões do Estado norueguês "engordou" 9,1% entre janeiro e março de 2019, o que equivale a cerca de mais 75 mil milhões de euros. A maior valorização registou-se nas ações, que representam 69,2% dos investimentos do fundo (o que corresponde a cerca de 1,4% das ações mundiais), segundo a informação divulgada esta sexta-feira, 3 de maio.

"Esta é a maior valorização de sempre do fundo num trimestre em coroa norueguesa [kroner, moeda norueguesa]", adiantou Yngve Slyngstad, o presidente executivo do Norges Bank Investment Management, o braço de investimento do Banco Central da Noruega. Em termos percentuais, em 2009, o fundo registou maiores valorizações. 

Tal deveu-se à forte recuperação das bolsas no primeiro trimestre deste ano, depois de uma descida significativa no final de 2018. Essa queda fez do ano passado o primeiro do fundo com prejuízos em sete anos.

Em particular os investimentos em tecnologia foram proveitosos para o fundo soberano com um retorno de 17,6%, sendo que as maiores participações estão concentradas na Apple e na Microsoft, cotada que ultrapassou recentemente a barreira de um bilião de dólares em valor de mercado.

Ao todo, as ações deram um retorno de 12,2%, superior ao das obrigações (2,9%) e ao do mercado imobiliário (1,7%). Uma das cotadas que penalizou as contas do fundo soberano foi o Swedbank, o banco sueco que está envolvido num escândalo de lavagem de dinheiro. 

Em comunicado, o CEO do fundo admite que, como o fundo é um grande investidor, tem de estar preparado "para grandes flutuações no valor de mercado do fundo em linha com os desenvolvimentos dos mercados de ações mundiais".



Saber mais e Alertas
pub

Marketing Automation certified by E-GOI