Investidor Privado A sua semana dia-a-dia: Aniversário da China, OMC e economia em foco

A sua semana dia-a-dia: Aniversário da China, OMC e economia em foco

Xi Jinping inicia as celebrações do aniversário da China, onde as bolsas estarão encerradas. A OMC decide sobre ajudas à Airbus. Autoridades europeias e dos EUA publicam novos dados económicos.
A sua semana dia-a-dia: Aniversário da China, OMC e economia em foco
Rafaela Burd Relvas 29 de setembro de 2019 às 19:00
Segunda-feira OMC decide sobre ajudas à Airbus
A Organização Mundial do Comércio (OMC) publica a decisão relativa ao prejuízo sofrido pelos EUA devido aos apoios da União Europeia (UE) à Airbus. A Bloomberg já antecipou que a OMC deverá autorizar os EUA a imporem tarifas sobre bens europeus avaliados em 8 mil milhões de euros, para compensar as ajudas públicas, consideradas ilegais, atribuídas à fabricante aeronáutica. A avançar, esta medida deverá levar a retaliações por parte da UE, agravando as tensões comerciais.

Segunda-feira Eurostat divulga dados do desemprego

O Eurostat vai divulgar os mais recentes dados do desemprego na Europa, relativos ao mês de agosto. Em julho, a taxa de desemprego fixou-se em 7,5% na Zona Euro e em 6,3% na UE, valores que correspondem a descidas de 0,6 e 0,5 pontos percentuais face a julho do ano passado.

Terça-feira Xi Jinping fala, mercados fecham

A marcar o arranque das celebrações do 70.º aniversário da República Popular da China, o presidente chinês, Xi Jinping, fará um discurso onde recordará os desenvolvimentos dos últimos anos e fará uma antevisão do futuro, podendo dar pistas sobre as relações com os parceiros mundiais, em particular com os EUA, o que merecerá a atenção dos investidores. Os mercados financeiros na China estarão encerrados durante uma semana, até 7 de outubro.

Terça-feira Inflação na Europa deverá abrandar

 


O Eurostat publicar os dados mais recentes da evolução da inflação na Europa, relativos a setembro. As estimativas dos analistas apontam para um abrandamento deste indicador, o que, a confirmar-se, virá agravar os receios de um abrandamento da economia europeia. Os analistas consultados pela Bloomberg antecipam que a taxa anual de inflação na Zona Euro caia abaixo de 1% o valor em que se fixou em agosto. A acontecer, será a primeira vez desde novembro de 2016.

Quarta-feira BdP divulga juros do crédito

O Banco de Portugal divulga os dados mais recentes das taxas de juro cobradas pelos bancos nas novas operações de crédito, relativos a agosto. Em julho, foi atingido um novo mínimo nos juros do crédito à habitação, de 1,26%.

Quinta-feira INE revela evolução das rendas


O Instituto Nacional de Estatística (INE) publica as estatísticas de rendas da habitação a nível local relativas ao primeiro semestre deste ano. Na segunda metade de 2018, o valor mediano das rendas de casas era de 4,8 euros por metro quadrado em Portugal, mas com grandes diferenças por municípios. Em Lisboa, o valor era de 11,16 euros por metro quadrado. Tendo em conta a evolução recente do mercado, as rendas deverão ter subido novamente, ainda que a um ritmo mais lento.

Sexta-feira EUA publicam novos dados económicos

As autoridades norte-americanas publicam os valores mais recentes da taxa de desemprego e da evolução salarial, relativos a setembro, bem como as últimas estatísticas da balança comercial, de agosto. Isto numa altura em que se teme um abrandamento da maior economia mundial e em que não há fim à vista para a guerra comercial com a China.



pub

Marketing Automation certified by E-GOI