Investidor Privado A sua semana dia-a-dia: Cimeira sobre Brexit, FMI e lucros da banca nos EUA

A sua semana dia-a-dia: Cimeira sobre Brexit, FMI e lucros da banca nos EUA

O Brexit vai marcar a agenda. Os líderes europeus discutem a saída do Reino Unido, uma semana antes do fim do prazo para as negociações. A reunião do FMI e do Banco Mundial é outro tema em destaque.
A sua semana dia-a-dia: Cimeira sobre Brexit, FMI e lucros da banca nos EUA
Patrícia Abreu 13 de outubro de 2019 às 20:04
Segunda-feira Arranca OPS da Mota-Engil
A oferta pública de subscrições de obrigações da Mota-Engil arranca esta segunda-feira. Os investidores podem dar ordens de subscrição a partir das 8:30, com a operação a prolongar-se durante duas semanas. A empresa propõe-se pagar uma taxa bruta de 4,375% pelos títulos, que têm uma maturidade de cinco anos. O investimento mínimo é de 1.500 euros, com a companhia a pretender emitir 75 milhões de euros.  

Terça-feira Reunião anual do Banco Mundial e FMI

As reuniões anuais do Banco Mundial e do Fundo Monetário Internacional (FMI) arrancam em Washington. Kristalina Georgieva e David Malpass, a diretora-geral do FMI e o presidente do Banco Mundial, presidem ao evento, onde irão participar vários membros dos bancos centrais e do setor financeiro. No mesmo dia, o FMI divulga o seu "outlook" económico mundial, o primeiro com Georgieva como diretora-geral.

Terça-feira Grandes bancos norte-americanos apresentam contas
Os maiores bancos dos EUA reportam contas durante a semana. JPMorgan, Goldman Sachs e Citigroup apresentam os resultados relativos ao terceiro trimestre do ano. Nos dias seguintes será o Bank of America, Wells Fargo e Morgan Stanley a divulgarem os números da atividade. Fora do setor financeiro são também várias as empresas a apresentar contas. É o caso da Alcoa, Volvo, Coca-Cola ou Johnson & Johnson.

Quarta-feira Vendas a retalho nos EUA

As vendas a retalho nos EUA deverão ter aumentado, em julho, pelo sétimo mês consecutivo, segundo as estimativas da agência Bloomberg. Este crescimento deverá confirmar que o consumo se mantém robusto. A evolução do indicador será conhecida no mesmo dia em que é reportado o Livro Bege da Fed, com novas previsões para a economia norte-americana.

Quarta-feira IGCP emite até 1.250 milhões em dívida de curto prazo

Depois de na semana passada ter colocado dívida de longo prazo com novos mínimos, o IGCP vai agora emitir títulos com maturidades a 3 e a 11 meses. O instituto que gere a dívida portuguesa tem como objetivo colocar entre 1.000 e 1.250 milhões de euros.

Quinta-feira Líderes europeus debatem Brexit

É uma semana decisiva para o Brexit. A uma semana de terminar o prazo para obter um acordo com a União Europeia, os líderes europeus encontram-se numa cimeira de dois dias para discutir o ponto da situação. Apesar das negociações "construtivas" na semana passada, caso Boris Johnson não apresente uma solução que agrade a Bruxelas e se chegue a dia 31 sem acordo, não está de lado a possibilidade de uma saída desordenada do Reino Unido da União Europeia.

Sexta-feira China divulga crescimento do PIB no trimestre

A China divulga os números relativos à evolução do produto interno bruto (PIB) no terceiro trimestre do ano, bem como a evolução da produção industrial e vendas a retalho em setembro. Estes indicadores deverão dar indicações sobre se a maior economia do mundo está a ser afetada pela guerra comercial com os EUA.



pub

Marketing Automation certified by E-GOI