Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

A sua semana dia-a-dia: Fundo de recuperação e dados económicos agitam semana

A semana será marcada pela discussão do fundo de recuperação na Europa de 750 mil milhões de euros. E há também várias decisões de política monetária e dados económicos.

Patrícia Abreu pabreu@negocios.pt 14 de Junho de 2020 às 19:00
  • Assine já 1€/1 mês
  • 1
  • ...
Segunda-feira Nova vaga de desconfinamento
Portugal avança com nova vaga de desconfinamento. Depois de ter sido adiada a abertura dos centros comerciais na região de Lisboa, estes espaços voltam a abrir. Os centros de ocupação de tempos livres (ATL) também voltam a funcionar. No dia em que o novo ministro das Finanças, João Leão, toma posse. 

Segunda-feira China divulga dados da economia

São divulgados os números das vendas a retalho e a produção industrial da China relativos ao mês de maio. Os números vão permitir verificar se a segunda maior economia do mundo já dá sinais de melhoria.

Terça-feira Banco do Japão anuncia taxas de juro

O Banco do Japão realiza a sua reunião de política monetária e comunica a sua decisão sobre as taxas de juro no país. O encontro será seguido por uma conferência de imprensa do governador da entidade, Haruhiko Kuroda.


Terça-feira Jerome Powell no Senado

Depois de na semana passada ter traçado previsões pessimistas para a economia norte-americana, o presidente do banco central norte-americano, Jerome Powell, vai estar no Senado. O presidente da Fed apresenta o relatório de política monetária semi-anual. No mesmo dia são divulgadas as vendas a retalho e a produção industrial nos EUA. 


Quarta-feira Novas previsões para o petróleo

A Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) publica o relatório mensal para o mercado petrolífero, com novas estimativas sobre o impacto da pandemia na procura de crude. No mesmo dia o comité técnico conjunto da OPEP e seus aliados (OPEP+) reúne-se, podendo recomendar uma extensão dos cortes de produção. 


Quarta-feira IGCP emite dívida de curto prazo

O instituto que gere a dívida pública portuguesa regressa ao mercado para uma dupla emissão de dívida de curto prazo. O IGCP vai colocar títulos a três e a 11 meses, tendo como objetivo encaixar até 1.250 milhões de euros, depois de na semana passada ter colocado obrigações a 10 anos com a taxa de juro mais baixa desde março. 


Quinta-feira Banco de Inglaterra aumenta estímulos

O Banco de Inglaterra realiza a sua reunião de política monetária, com os economistas a anteciparem que a entidade liderada por Andrew Bailey aumente o seu programa de compra de ativos. Além do Banco de Inglaterra, também da Suíça anuncia a sua decisão relativa às taxas de juro no país. 


Quinta-feira Previsões do BCE para a economia

O Banco Central Europeu (BCE) apresenta esta quinta-feira o seu boletim económico. O documento deverá incluir novas estimativas para a região.


Sexta-feira Líderes europeus debatem fundo de recuperação

Os líderes europeus realizam uma reunião por videoconferência para discutir o fundo de recuperação de 750 mil milhões de euros proposto pela Comissão Europeia para ajudar a região a recuperar da crise da covid-19. O fundo recolhe o apoio do eixo franco-alemão, mas deverá ter a oposição de alguns países. Os chamados países "frugais" opõem-se a este tipo de ajuda aos países mais afetados da crise. 

Ver comentários
Saber mais Investidor Privado a sua semana economia política monetária OPEP petróleo Banco de Inglaterra fundo de recuperação
Mais lidas
Outras Notícias