Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

A sua semana dia a dia: Novo chanceler na Alemanha e o Fórum do BCE

Na semana em que os mercados reagem aos resultados eleitorais na Alemanha, o Fórum de Sintra, este ano num evento virtual, vai debater o futuro da política monetária depois da pandemia.

Carlos Jasso
Patrícia Abreu pabreu@negocios.pt 26 de Setembro de 2021 às 19:20
  • Partilhar artigo
  • 1
  • ...
Segunda-feira Investidores reagem às eleições alemãs

A semana começa marcada pela reação a eventos políticos importantes. Depois de serem conhecidos os resultados das legislativas na Alemanha, durante o fim de semana, os investidores reagem à eleição do novo "chanceler" da maior economia do euro. Em Portugal faz-se o rescaldo das autárquicas.

Terça-feira Yellen e Powell discursam no senado

 

Menos de uma semana depois do presidente da Reserva Federal dos Estados Unidos ter sinalizado que em breve começará a reduzir o ritmo de compras mensais de dívida, Jerome Powell e Janet Yellen, secretária do Tesouro, vão discursar no Senado. No mesmo dia o governador do Banco de Inglaterra, Andrew Bailey, fala noutro evento.

Terça-feira Futuro da política monetária em debate

O evento anual do Banco Central Europeu, o Fórum de Sintra, volta a ser palco de um dos maiores debates de política monetária, ainda que num formato digital devido à pandemia. O Fórum arranca com o discurso de abertura da presidente da autoridade monetária europeia, Christine Lagarde, e prolonga-se até ao dia seguinte. Além de Lagarde, a lista de oradores inclui o vice-presidente do BCE, Luis de Guindos, e os membros do banco central Isabel Schnabel e Fabio Panetta. Na quarta-feira junta-se Jerome Powell, o presidente do Banco do Japão, Haruhiko Kuroda, e Andrew Bailey, do Banco de Inglaterra.

Quarta-feira Confiança dos consumidores e os números do emprego

 

A meio da semana são conhecidos os números relativos à criação de emprego em Portugal, assim como dados que mostram a confiança das empresas e consumidores, em setembro. Ainda no plano nacional, o Banco de Portugal divulga a Sinopse de Atividades de Supervisão Comportamental.

Quinta-feira Inflação e PIB em destaque

Depois das intervenções dos principais banqueiros mundiais, na quinta-feira, são conhecidos os números da inflação em importantes economias, como a alemã e francesa. No mesmo dia é divulgada a evolução do produto interno bruto (PIB) nos Estados Unidos, assim como a produção industrial e as vendas a retalho no Japão.

Quinta-feira Inflação e PIB em destaque 

Depois das intervenções dos principais banqueiros mundiais, na quinta-feira, são conhecidos os números da inflação em importantes economias, como a alemã e francesa. Na sexta é divulgada a evolução do índice de preços no consumidor na Zona Euro. Ainda na quinta-feira, é divulgada a evolução do produto interno bruto (PIB) nos Estados Unidos, assim como a produção industrial e as vendas a retalho no Japão.

Sexta-feira Como vai a concessão de crédito em Portugal?

Sexta é dia de conhecer os números relativos à concessão de novo crédito por parte dos bancos portugueses, em agosto. Apenas nos primeiros sete meses do ano, os bancos financiaram 8.565 milhões de euros em crédito à habitação, um montante que supera em 2,23 mil milhões, ou 36,5%, o valor concedido em novas operações de crédito para a casa no mesmo período de 2020.

Sexta-feira Dubai é o anfitrião da Expo 2020
Ver comentários
Saber mais Investidor Privado a sua semana bancos centrais Sintra BCE Alemanha política
Outras Notícias