Investidor Privado A sua semana dia-a-dia: Orçamento e economia agitam semana antes do Natal

A sua semana dia-a-dia: Orçamento e economia agitam semana antes do Natal

A semana anterior ao Natal é marcada por vários acontecimentos a nível nacional e internacional. Em Portugal, o Orçamento do Estado domina atenções. Lá fora, é a economia que vai estar em destaque.
A sua semana dia-a-dia: Orçamento e economia agitam semana antes do Natal
Patrícia Abreu 15 de dezembro de 2019 às 19:00
Segunda-feira Mário Centeno entrega proposta do Orçamento para 2020
A semana arranca com a entrega da proposta do Orçamento do Estado para 2020. Na semana passada, o ministro das Finanças Mário Centeno já apresentou as linhas gerais do documento aos partidos. O cenário mais provável é que o PS conte com a abstenção do Bloco de Esquerda para a aprovação do Orçamento para 2020.

Segunda-feira China divulga produção industrial

A China divulga importantes indicadores económicos no arranque da semana. Será conhecida a evolução das vendas a retalho, da produção industrial e do investimento. A expectativa é que todos apresentem uma evolução positiva.

Terça-feira Membros da Fed discursam em Nova Iorque
Uma semana depois de a Reserva Federal dos EUA ter deixado as taxas de juro inalteradas na última reunião do ano, vários membros do Comité discursam em Nova Iorque. Robert Kaplan, Eric Rosengren e John Williams deverão deixar algumas pistas sobre a política monetária nos EUA.

Quarta-feira Taxas implícitas no crédito da casa

O Instituto Nacional de Estatística (INE) divulga as taxas de juro implícitas no crédito à habitação relativas a novembro. Este indicador caiu, em outubro, pelo terceiro mês consecutivo.

Quarta-feira Lagarde discursa em Frankfurt

A nova presidente do Banco Central Europeu (BCE) discursa num evento em Frankfurt, onde estará também o membro da Fed, Lael Brainard. Na sua primeira conferência à frente da autoridade monetária europeia, na última quinta-feira, Lagarde avisou que tem o seu próprio estilo.

Quinta-feira Banco de Inglaterra e Banco do Japão anunciam juros

Esta semana será mais uma vez marcada por algumas decisões monetárias. O Banco de Inglaterra e o Banco do Japão anunciam as suas decisões sobre as taxas de juro. Mark Carney deverá deixar a taxa diretora inalterada em 0,75%, enquanto o Banco do Japão pode levar os juros para valores ainda mais negativos.

Quinta-feira Corticeira Amorim paga dividendo extraordinário

A Corticeira Amorim paga um dividendo extraordinário de 8,5 cêntimos por ação aos seus acionistas. As ações descontam o valor do dividendo a partir de 17 de dezembro. A companhia anunciou a distribuição deste dividendo, após a divulgação dos lucros dos primeiros nove meses do ano, que atingiram os 54,41 milhões de euros.

Sexta-feira Economia dos EUA deverá ter acelerado no terceiro trimestre
Os EUA deverão reportar esta sexta-feira um crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) de 2,1% no terceiro trimestre do ano, de acordo com as estimativas dos economistas da agência Bloomberg. Já para o quarto trimestre do ano, as previsões apontam uma desaceleração. Além da divulgação dos números da economia, os investidores estarão atentos a um possível "shutdown" nos EUA, a não ser que seja aprovada uma medida para o evitar.



pub

Marketing Automation certified by E-GOI