Investidor Privado A sua semana dia a dia: Política monetária e economia marcam a semana

A sua semana dia a dia: Política monetária e economia marcam a semana

A semana ficará marcada pela discussão dos planos de política monetária na Europa e nos EUA, bem como pelos dados das economias europeias
A sua semana dia a dia: Política monetária e economia marcam a semana
Rafaela Burd Relvas 09 de fevereiro de 2020 às 19:00
Segunda-feira China presta contas

As autoridades chinesas publicam os dados mais recentes do comércio internacional, relativos a janeiro, bem como a evolução da inflação nesse mês. Os economistas antecipam uma queda das exportações e subida das importações, numa altura em que a segunda maior economia do mundo tem sido penalizada pelas tensões comerciais com os EUA.

Terça-feira Lagarde e Powell apresentam planos


Christine Lagarde vai ao Parlamento Europeu pela primeira vez como presidente do Banco Central Europeu (BCE), para discutir o futuro da política monetária da Zona Euro. Estarão em cima da mesa temas como a evolução da economia europeia, o impacto do Brexit e as tensões comerciais. No mesmo dia, Jerome Powell, presidente da Reserva Federal norte-americana, apresenta ao Congresso dos EUA novas pistas sobre o rumo que a política monetária irá seguir.

Terça-feira Reino Unido divulga evolução do PIB


As autoridades britânicas vão divulgar a evolução do PIB do Reino Unido no quarto trimestre de 2019. A economia britânica cresceu apenas 0,4% no terceiro trimestre, num ano marcado pela incerteza em torno do Brexit. 


Quarta-feira IGCP quer emitir até 1.250 milhões


A Agência de Gestão de Tesouraria e da Dívida Pública (IGCP) vai realizar um duplo leilão de dívida, com maturidades a seis e a 14 anos, com o objetivo de encaixar entre 1.000 e 1.250 milhões de euros. Na primeira emissão de dívida de 2020, realizada em janeiro, o IGCP conseguiu colocar 1.750 milhões de euros em dívida de curto prazo, com taxas de financiamento negativas e aos níveis mais baixos de sempre.

Quarta-feira OPEP publica relatório mensal


A Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) publica o relatório mensal, relativo a janeiro, com os dados sobre a procura e a produção da matéria-prima. Isto numa altura em que os preços do petróleo têm sido pressionados pelos receios em torno do coronavírus, que poderá levar a uma quebra da procura. Perante este cenário, a OPEP e os seus aliados acordaram avançar com um corte extraordinário de 600 mil barris por dia.

Quinta-feira Grandes empresas divulgam resultados

São várias as empresas a apresentar os resultados do final do ano passado, com destaque para o setor financeiro. Será o caso do Credit Suisse e do Barclays. Também a Alibaba irá prestar contas, o que permitirá tomar o pulso à evolução do consumo na China. 

Sexta-feira Portugal fecha contas de 2019

O Instituto Nacional de Estatística (INE) apresenta uma primeira estimativa da evolução do PIB português no quarto trimestre de 2019, que cresceu 1,9%, em termos homólogos, no terceiro trimestre. O Governo espera que o PIB tenha aumentado 1,9% no conjunto do ano passado. No mesmo dia, o Eurostat também irá publicar as primeiras estimativas da evolução das economias da União Europeia.

Sexta-feira EUA e China avançam com acordo comercial

Os EUA e a China vão reduzir as tarifas aplicadas a milhares de milhões de dólares em produtos que importam um ao outro, cumprindo uma parte da primeira fase do acordo comercial que foi assinado em janeiro.




pub

Marketing Automation certified by E-GOI