Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

A sua semana dia-a-dia: Powell no Congresso, resultados e Fitch para Portugal

O presidente da Reserva Federal dos EUA participará em vários eventos esta semana, começando no Congresso. Em Portugal, o BCP apresenta contas e a Fitch tem agendada uma possível ação de rating para o país.

Patrícia Abreu pabreu@negocios.pt 17 de Maio de 2020 às 19:00
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...
Segunda-feira Segunda fase da reabertura da economia

O desconfinamento da economia entra numa nova fase. Em Portugal, os alunos do secundário regressam às aulas presenciais das disciplinas com exame. No comércio, começam a funcionar os estabelecimentos com mais de 400 metros. Lá fora também prossegue a reabertura gradual da economia. Em França, alunos dos 11 aos 15 anos regressam à escola. O Reino Unido, a Irlanda e Dinamarca também entram numa nova fase do desconfinamento, numa tentativa de regresso gradual à atividade.


Terça-feira BCP apresenta contas

O banco liderado por Miguel Maya apresenta os resultados líquidos do primeiro trimestre. De acordo com as previsões do CaixaBank/BPI, os lucros do banco deverão ter afundado 85%, para os 23 milhões de euros entre janeiro e março deste ano. Só na operação em Portugal, esse declínio deverá ser de 91% para os 9 milhões de euros. Contudo, excluindo o elevado nível de provisões, o lucro geral do banco seria de 103 milhões de euros, 20 milhões abaixo dos 123 milhões registados no mesmo período do ano passado.


Terça-feira Powell no Congresso

Jerome Powell, presidente da Reserva Federal dos Estados Unidos, testemunha no Congresso, juntamente com o Secretário do Tesouro, Steven Mnuchin. Além desta aparição, Powell marcará ainda presença num outro evento na quinta-feira, onde estará ainda Lael Brainard.

Terça-feira INE questiona empresas

O Instituto Nacional de Estatística revela o resultado de um inquérito rápido e excecional às empresas, para avaliar o impacto da covid-19 na sua atividade. No mesmo dia, o instituto divulga o índice de preços na produção industrial.


Quarta-feira IGCP emite dívida de curto prazo

O instituto que gere a dívida pública portuguesa regressa ao mercado, desta vez para uma emissão de bilhetes do tesouro. O IGCP vai colocar títulos com maturidade a seis e a 12 meses, tendo como objetivo colocar entre 1.500 e 1.750 milhões de euros. 

Quarta-feira Sonae divulga resultados

Depois do BCP é a Sonae a apresentar os resultados do primeiro trimestre do ano. O CaixaBank/BPI antecipa que o retalho alimentar e eletrónico da Sonae tenha beneficiado com a pandemia, que reforçou as vendas em 6% nos primeiros três meses deste ano. Contudo, a cotada deverá ter fechado com um prejuízo de 7 milhões de euros no primeiro trimestre.


Quinta-feira Japão avalia desconfinamento  

O primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, deverá pronunciar-se sobre o desconfinamento no país. É esperado que o governante decida quando vai terminar o estado de emergência no país.


Quinta-feira Novos pedidos de subsídio de desemprego nos EUA

São conhecidos a evolução dos novos pedidos de subsídio de desemprego na última semana, nos EUA. As estimativas da Bloomberg apontam para 2,4 milhões novos pedidos para aceder a este apoio.


Sexta-feira Fitch avalia Portugal
 

A agência de notação financeira tem agendada para esta sexta uma possível ação de rating sobre a dívida portuguesa. Apesar de ter agendada para esta data uma possível alteração às perspetivas para Portugal, a Fitch decidiu baixar o "Outlook" para o país no passado dia 17 de abril. A perspetiva baixou de positiva para neutral, com a avaliação a permanecer em BBB.

Ver comentários
Saber mais Investidor Privado a sua semana economia política monetária resultados
Mais lidas
Outras Notícias